DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – cidade - 17/10/2014 – PÁGINA 27
RETIFICAÇÃO
DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 23/09/2014, PÁG.45
Comunicado
nº 1511, referente ao Curso Optativo “Respeitar é preciso! A Escola como Espaço
da Educação em Direitos Humanos”
Leia-se
como se segue e não como constou:
V-
Cronograma e Local:
Dias
21 e 22 de outubro de 2014 das 10h às 17h
Local:
UNINOVE- Vergueiro- auditório-Rua Vergueiro nº 235/249-Liberdade.
DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 23/9/2014 – CIDADE - PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 1.511, DE 22 DE SETEMBRO DE 2014
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no
uso de suas atribuições legais, conforme lhe apresentou a “SME-Coordenação dos
CEUs/ Programas Especiais, COMUNICA a realização do Curso Optativo ”Respeitar é
preciso! A Escola como Espaço da Educação em Direitos Humanos” Módulo Gestores,
em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania conforme
PORTARIA INTERSECRETARIAL Nº 003/2013/SMDHC -SME, nos termos que se seguem:
I
- JUSTIFICATIVA:
Considerando a Meta nº 63 do Programa de
Governo da atual gestão da Cidade de São Paulo: “Implementar a educação em
direitos humanos na Rede Municipal de Ensino” e a parceria entre SME e SMDHC, o
presente curso visa promover a formação dos gestores das 20 Unidades
Educacionais participantes dos Centros de Educação em Direitos Humanos na
temática da Educação em Direitos Humanos (EDH), oferecendo subsídios para
inserção desse tema nos processos de gestão participativa, bem como nos
Projetos Político-Pedagógicos de suas escolas. EDH e consolidar a adesão dos
participantes; Fortalecer a reflexão sobre a vivência dos Direitos Humanos;
Promover aprofundamento sobre questões do dia-a-dia nas escolas, de modo que os
gestores tenham mais elementos para elaboração e perspectivas de implementação
de Projetos Político-Pedagógicos que contemplem
a EDH; Apresentar subsídios para definir as ações do projeto de acordo com as
características da Rede Municipal de Ensino conforme previsto no convênio entre
SMDHC e Instituto Vladimir Herzog; Orientar decisões e modos de organização das
escolas para a realização do projeto “Respeitar é preciso!”
II
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Sensibilizar para a questão da EDH e
consolidar a adesão dos participantes; Fortalecer a reflexão sobre a vivência
dos Direitos Humanos; Promover aprofundamento sobre questões do dia-a-dia nas
escolas, de modo que os gestores tenham mais elementos para elaboração e
perspectivas
de
implementação de Projetos Político-Pedagógicos que contemplem a EDH; Apresentar
subsídios para definir as ações do projeto de acordo com as características da
Rede Municipal de Ensino conforme previsto no convênio entre SMDHC e Instituto Vladimir
Herzog; Orientar decisões e modos de organização das escolas para a realização
do projeto “Respeitar é preciso!”
III
- CONTEÚDOS:
·
Democracia
e DH – uma relação de reciprocidade –
Concepção e Histórico dos DH;
Os Direitos Humanos e Educação em
Direitos Humanos;
As Diretrizes Nacionais para a Educação
em Direitos Humanos.
·
Função
educadora da escola na promoção da democracia como modo de vida
O convívio escolar como principal fator
da EDH na escola;
A relação entre o princípio do respeito
mútuo e a formação em DH;
O respeito mútuo como condição para a
aprendizagem de valores.
·
A
gestão escolar como forma de criar condições para a realização das propostas da
EDH nas escolas
Gestão participativa e a implementação
do Projeto “Respeitar é preciso!”;
Importância da prática do diálogo na
promoção da EDH – internamente e com a comunidade;
A relação entre EDH, educação
democrática e o Regimento Interno da escola como instrumento educacional.
·
O
projeto “Respeitar é preciso!”
Apresentação e análise;
O perfil dos mobilizadores das ações;
As possibilidades das escolas para a
realização do projeto
·
Como
integrar a todos;
·
Especificidades
de cada segmento;
·
Propostas
para inclusão nos Projetos Especiais de Ação (PEA) de 2015, desde o
planejamento;
·
Possibilidades
de organização dos tempos e espaços necessários ao projeto.
IV
- METODOLOGIA: participativa que
contará com momentos de exposição dialogada realizada por especialistas, atividades
coletivas com a utilização de vídeos e textos, leituras, debates, e produção de
planos. O foco das atividades será sempre a articulação entre as reflexões
propostas e a realidade
vivida pelos participantes em seu trabalho como gestores das escolas.
V
- CRONOGRAMA e LOCAL :
Data
Horário Local Endereço
17
de outubro Das 18h00 às 22h00s SMDHC - Auditório Rua Líbero Badaró, 119
18
de outubro Das 09h00 às 17h30 SMDHC - Auditório Rua Líbero Badaró, 119
VI
- CARGA HORÁRIA: 12 horas/aula
presenciais divididas em dois encontros, sendo um de quatro e outro de oito
horas.
VII
- PÚBLICO ALVO: Relação de cargos
base dos participantes do curso: Diretor de Escola, Assistente de Diretor de
Escola e Coordenador Pedagógico, até o limite de 2 vagas por Unidade Educacional;
Gestor, Coordenador de Núcleo e Bibliotecário, até o limite de 5 vagas por
unidade CEU; Supervisor Escolar das 20 Unidades Educacionais participantes e
representantes das DREs, até o limite de 4 vagas por DRE; e duas vagas para representantes
da SME, sendo o limite total 19 vagas para cada Centro de Educação em Direitos
Humanos. São eles: DRE Campo Limpo: CEU Casablanca e suas unidades educacionais;
EMEFs Jornalista Millor Fernandes e Terezinha Mota de Figueiredo; DRE Freguesia
do Ó-Brasilandia: CEU Jardim Paulistano e suas unidades educacionais; EMEF
Senador Milton Campos e EMEI Rosa e Carolina Agazzi; DRE Pirituba–Jaraguá CEU
Pêra Marmelo
e suas unidades educacionais; EMEFs Victor Civita e Renato Antonio Checchia;
DRE São Mateus-CEU São Rafael e suas unidades educacionais; EMEFs Julio de
Grammont e EMEF Alceu
Amoroso Lima.
VIII
- VAGAS OFERECIDAS: 78 VAGAS
IX
- INSCRIÇÕES: http://tinyurl.com/respeitareprecisogestores
X
- AVALIAÇÃO: Os participantes
deverão produzir uma proposta preliminar de um plano que apresente as
possibilidades de implementação do projeto em sua unidade educacional, indicando
fatores potencialmente facilitadores e possíveis obstáculos, além de
estratégias e ações para enfrentar os problemas identificados.
XI
- CERTIFICADOS: Farão jus aos
certificados para fins funcionais os participantes que obtiverem frequência
mínima de 100% e conceito mínimo S (Satisfatório)
XII
- COORDENAÇÃO: Grupo de Trabalho
Intersecretarial Educação e Direitos Humanos
XIII
- ÁREAS PROMOTORAS: Secretaria
Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário