quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Curso “Agente Cultural em Mídia: Módulo Rádio”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 25/9/2014 – CIDADE - PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 1.531, DE 24 DE SETEMBRO DE 2014

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos e do Núcleo Nas Ondas do Rádio, COMUNICA aos educadores em exercício nos CIEJAs e nas classes de EJA Modular a realização do Curso “Agente Cultural em Mídia: Módulo Rádio”.

I - JUSTIFICATIVA:
O Rádio é um dos veículos que melhor sintetiza a essência da experiência comunicativa: seu poder de penetração, baixo custo, flexibilidade e agilidade são apenas alguns tópicos do vasto conjunto de predicados que o mantém, ainda hoje, como um dos veículos midiáticos mais populares. Podemos dizer que ele é uma tecnologia madura e bastante consolidada, ainda que sua extinção tenha sido anunciada várias vezes por conta do advento de mídias mais recentes e sofisticadas. Assim entendemos que num curso voltado para a produção de bens culturais imbuídos de valores democráticos e de responsabilidade social, não pode faltar, ao lado do domínio técnico e estético, a práxis educomunicativa como garantia na construção de um conhecimento significativo e culturalmente legítimo. Poderíamos enunciar sucintamente a proposta, como de um curso para formar realizadores de produções radiofônicas com sólida base cultural e estética, proficientes no emprego dos recursos mais avançados que a tecnologia do áudio digital proporciona e conscientes
de sua responsabilidade dentro do projeto de uma sociedade desenvolvida e democrática.

II - OBJETIVO:
- Oportunizar formação educomunicativa aos professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs – que aderiram à EJA Modular e professores dos Centros Integrados
de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs - para realização do itinerário formativo de qualificação profissional: “Agente Cultural: Mídia Rádio” para os alunos dessas Unidades Educacionais

III - METODOLOGIA:
a)      DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS
- Discussões, debates mediados e produção coletiva de textos reflexivos de forma presencial e à distância, dentro da temática desenvolvida.
- Aprendizagem vivencial objetivando o domínio de recursos tecnológicos analógico-digitais referentes à produção radiofônica, considerando a atual convergência entre dispositivos
tecnológicos tais como celulares, tablets e computadores pessoais.
- produção midiática coletiva, explorando todos os gêneros e formatos usuais de comunicação: ficcional, documental, jornalístico, publicitário e outros.
b)      DIDÁTICO-EXPOSITIVAS
- Leituras e comentários de textos ligados à temática desenvolvida.
- Apresentação de conceitos ilustrada por áudio, vídeos, imagens estáticas e animadas, hipertexto ou qualquer outra ferramenta que se faça necessária para dinamizar o processo e despertar questões ligadas a multisensorialidade humana.
c)       AUTOFORMATIVAS
- Planejamento de ações, registro e avaliação de produtos e resultados de projetos em contextos pertinentes à realidade específica de cada cursista.
- Leitura crítica de textos e obras essenciais para a compreensão dos temas tratados.
- Demais atividades de pesquisa voltadas à preparação de seminários e trabalhos em grupo

IV - CONTEÚDOS:
1)      A importância da comunicação no mercado de trabalho;
2)      O que é um agente cultural;
3)      Rádio: Qualificando a comunicação do agente cultural
3.1    Características da linguagem do Rádio
3.1.1 Gêneros Radiofônicos
a) Cultural
b) Jornalístico
c) Publicitário
d) Entretenimento
3.1.2 Sonoplastia
a)      Edição e produção radiofônica digital
b)      Equipamentos e Infraestrutura
c)       Conexão de equipamentos
3.1.3 Produção: Roteiro do Rádio
3.1.4 Locução
a)      Técnicas de locução
b)      Interpretação
c)       Técnicas de respiração e preparação vocal
d)      Inglês Instrumental para leitura oral
3.1.5 Programação
a)      Meios de divulgação das produções
3.2    Agente Cultural de Comunicação no mercado de trabalho
3.2.1 Atividades que podem ser exercidas
a)      Agente Cultural Comunitário
b)      Recreador
c)       Locutor de Rádio Comunitária
d)      Locutor-anunciador de lojas e estabelecimentos comerciais
e)       Mestre de cerimônia em eventos
f)       Operador de som
g)      Auxiliar de produção em eventos
h)      Oficineiro
i)       Assistente de palco
j)       Assistente de Organização em eventos festivos
3.3    Marketing Pessoal
a)      Currículo profissional
b)      Blog
c)       Veiculação e divulgação de produções pessoais

V – PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador
Pedagógico e Assistente Pedagógico Educacional.

VI – CARGA HORÁRIA:
20(vinte) horas, sendo 18(dezoito) horas presenciais e 02(duas) horas não presenciais, para atividades de produção do projeto final do curso.

VII – CRONOGRAMA:
- Horário: Quintas-feiras das 18h30min. às 21h30min.
- Datas: 02, 09, 23 e 30/10 e 06 e 13/11/14
- Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino – Laboratório de Informática Educativa.

VIII – RECURSOS:
Materiais: equipamentos de projeção de imagem (Data show), computadores, máquina fotográfica e filmadora digital.

IX – REGÊNCIA:
Carlos Alberto Mendes de Lima e Anderson Zotesso Rodrigues.

X – NÚMERO DE VAGAS:  30 vagas

XI – INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser realizadas no site do Programa Nas Ondas do Rádio http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/projetos/ondas

XII - AVALIAÇÃO:
Frequência mínima de 75% e realização das atividades propostas em cada encontro.

XIII - CERTIFICADOS:
Haverá certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou “P” (Plenamente Satisfatório) e frequência igual a 75%.

XIV - NÚMERO DE VAGAS:
30 vagas sendo 01 vaga por unidade educacional da EJA Modular e CIEJA.


XV – ÁREA PROMOTORA: SME/DOT - Programa Nas Ondas do Rádio e DOT – EJA

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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