domingo, 14 de setembro de 2014

Curso Optativo: “Orientação e Mobilidade para a criança com deficiência visual na primeira infância”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 30/08/2014 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 1.439, DE 29 DE AGOSTO DE 2014


O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Especial DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Orientação e Mobilidade para a criança com deficiência visual na primeira infância” em parceria com LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, conforme segue:

I - JUSTIFICATIVA:
A cegueira e a baixa visão, se não trabalhadas desde o nascimento, dificultam a interação com o ambiente e comprometem a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Neste aspecto, é importante para os mediadores, desde a educação infantil, garantir uma prática pedagógica que proporcione respostas educativas mais eficazes para as questões da deficiência visual.
As necessidades destes educandos passam por conhecimentos específicos como a Intervenção Precoce, a Orientação e Mobilidade e as Atividades Motoras Adaptadas, que serão abordadas neste curso para o atendimento às necessidades educacionais dos educandos com deficiência visual. As discussões nos darão oportunidades para repensar e construir a escola que queremos para todos.

II - OBJETIVOS:
a) Contribuir na formação dos profissionais da área de educação infantil para a atuação junto aos educandos com deficiência visual na perspectiva da Educação Inclusiva;
b) Atender as necessidades específicas de crianças com baixa visão e cegueira;
c) Aprimorar o conhecimento específico na área da deficiência visual com ênfase no trabalho psicomotor;
d) Capacitar os profissionais nos aspectos básicos de acessibilidade e técnicas específicas na área de Orientação e Mobilidade. 

III - CONTEÚDO:
Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência visual; definições médicas e educacionais de cegueira e baixa visão; a importância do brincar e do brinquedo no desenvolvimento infantil; atividades psicomotoras para o aluno com deficiência visual e técnicas específicas de Orientação e Mobilidade.

IV- METODOLOGIA:
Exposições dialogadas, vivências práticas na área de Orientação e Mobilidade e Educação Física, leituras compartilhadas e discussões de casos.

V - PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, sendo no máximo 2 (dois) por U.E. e Coordenador Pedagógico que atuam em CEI, EMEI e CEMEI, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio que atuam na regência da SAAI e os profissionais que atuam nos CEFAIs e SME/DOT - Educação Especial.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas.

VII - PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Dias 23 e 30 de outubro e 06 de novembro de 2014.

VIII - HORÁRIO: Das 14h00 às 18h00.

IX - LOCAL:

LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual Rua Conselheiro Brotero, 338 – Barra Funda – São Paulo – Tel. 3660-6475/6467 (próximo ao Metrô Marechal Deodoro)

X - NÚMERO DE VAGAS: 30 vagas.

XI - INSCRIÇÃO:
Os interessados deverão se inscrever nos dias 22, 23 e 24 de setembro/14.
As inscrições serão feitas diretamente no e-mail: isricomini@ prefeitura.sp.gov.br.
Necessário informar: Nome do curso, nome completo, RF, vínculo, padrão, CPF, cargo, função, Unidade Escolar e turma(s) em que é regente.

XII - OBSERVAÇÕES:
Não serão aceitas inscrições com informações incompletas e fora do período fixado. Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente.  Serão consideradas as inscrições por ordem de chegada dos e-mails e até as vagas se esgotarem. Limite de, no máximo, 2 (duas) inscrições por U.E.
A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 9/10/2014 no portal da SME.

XIII - REGENTES:
João Álvaro de Moraes Felippe - R.G.: 6.968.251-3
Isabel Aparecida de Souza - R.G.: 8.898.362-6
Nelma Martinez de Meo - R.G.: 20.189.137-2
Rosana Serafim Abreu Silva Furtado - R.G.: 19.300.999-7
Silverlei Silvestre Vieira - R.G.: 9.189.281-8

XIV - AVALIAÇÃO:

Os participantes serão avaliados pela participação nas atividades propostas e frequência.

XV - CERTIFICAÇÃO:
Fará jus ao certificado o participante que obtiver 100% de frequência e conceito S.

XVI - ÁREA PROMOTORA:
SME/DOT - EDUCAÇÃO ESPECIAL/LARAMARA

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário