quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Curso optativo SME -“Resgatando as nossas raízes indígenas”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 11/9/2014 – CIDADE - PÁGINA 52

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES - COMUNICADO Nº 26, DE 01 DE SETEMBRO DE 2014.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou esta Diretoria COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Resgatando as nossas raízes indígenas”, uma proposta a ser pensada por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Ensino Fundamental, da Lei nº 11.645/2008 que altera a LDB 9.394/96, para incluir no currículo da Rede de Ensino Brasileira e estabelecer a obrigatoriedade do ensino da história e culturas afro-brasileira e indígenas nas escolas do Brasil, da Normativa nº01 de 02/12/2013 e, sobretudo, do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – “Mais Educação São Paulo”.

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a implantação do Programa de Reorientação Curricular e uma de suas premissas, a articulação das modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental pressupondo um currículo integrador, bem como fomentar reflexões e experiências sobre a infância, concebendo o educador como observador, pesquisador e mediador das produções e culturas infantis, das aprendizagens dessa infância e as práticas em torno de temáticas de relevância social, subjacentes a estas produções, como por exemplo, a cultura indígena, é que se faz necessária a realização do referido curso.
Assim como a necessidade de mudança de paradigmas, nos olhares estereotipados em que requerem ações afirmativas e que tenham seu lugar de honra na sociedade brasileira como forma de desconstruir uma história contada sob uma única perspectiva, a saber: A eurocêntrica.

OBJETIVOS:
-Promover o acesso às informações e conhecimentos das sociedades indígenas.
-Problematizar a temática indígena, de forma a desconstruir os estereótipos acerca das diferentes etnias existentes.  -Possibilitar melhores condições de convivência digna com o mundo contemporâneo, proporcionando reflexões de forma dialógica sobre as práticas educativas e troca de experiências com relação à temática indígena, as diferentes linguagens e os diferentes educadores das U.Es.
-Colaborar e contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com a Lei 11.645/08.

CONTEÚDOS
-A diversidade cultural indígena no Brasil e o aprofundamento da vivência desses povos;
- Os Guaranis na cidade de São Paulo;
- Relatos e histórias míticas dos povos indígenas;
- As raízes indígenas da cultura brasileira;

METODOLOGIA Expositiva e participativa constituída pelo diálogo entre os participantes a partir de exibição e análise de vídeos e relatos de práticas.

PÚBLICO ALVO:) Equipe da DOT – P/ CEFAI / Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Agente de Apoio, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Assistente Técnico Educacional I, Coordenador Pedagógico de CEI conveniado, cuja lotação seja na Diretoria Regional de Educação de Guaianases, todos funcionários em exercício na Diretoria de Guaianases. As vagas remanescentes serão oferecidas aos funcionários das outras Diretorias Regionais de Educação.

CARGA HORÁRIA:  16 horas

NÚMERO DE VAGAS: 200

CRONOGRAMA: datas – 20/09/14, 04/10/14, 18/10/14 e 25/10/14.

HORÁRIO: sábado - das 9:00 as 13:00.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório do CEU Lajeado – R.
Manoel da Mota Coutinho, 293 – fones: 33976940/ 33976951.  REGENTE: Prof. Dr. Benedito Antonio Genofre Prezia

INSCRIÇÕES: As inscrições serão individuais, os interessados deverão se inscrever até a data de 15/09/14, através do preenchimento do formulário no seguinte link:
viewform. A confirmação será por e-mail em até 2 dias úteis.

AVALIAÇÃO: Será baseada na frequência, participação e realização das atividades propostas.

CERTIFICAÇÃO: Fará jus a certificação o cursista que apresentar 75% de frequência e conceito S.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica – DRE Guaianases – 2554 4475 – 2552 4094 Responsável: José Ivanildo Ferreira dos Santos – RF. 646.687.7
CONTATO: 2554-4475 ou 2557-0508

BIBLIOGRAFIA
GUARANI, Emerson; 
PREZIA, Benedito. A criação do mundo e outras belas histórias indígenas. São Paulo: Formato/Saraiva, 2011.  
HECK, Egon; PREZIA, Benedito. Povos Indígenas: Terra é vida. 7ª. ed. atualizada. São Paulo: Atual/Saraiva, 2013.
JEKUPÉ, Olívio. Verá, o contador de histórias. São Paulo:
Fundação Peirópolis, 2003. (Col. Memórias Ancestrais, Povo Guarani).
LITAIFF, Aldo. As divinas palavras. Identidade étnica dos Guarani-Mbyá. Florianópolis: Ed. Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, Aracy L. da; GRUPIONI, Luís Donizete B. A temática indígena na escola. 2ª. ed. São Paulo: Global, 2002.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário