quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Curso Optativo Uma abordagem interdisciplinar: currículo, cultura e sociedade

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 17/09/2014 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 13 DE 22 DE AGOSTO DE 2014

A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da DRE-Capela do Socorro, comunica a realização do Curso Optativo Uma abordagem interdisciplinar: currículo, cultura e sociedade, destinado a Professores dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escola que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental jurisdicionadas à DRE Capela do Socorro.

JUSTIFICATIVA: Diante da necessidade de promover ações formativas para apoiar as Unidades Educativas na implementação do Programa Mais Educação – São Paulo, no que se refere às práticas com os alunos dos Ciclos interdisciplinar e Autoral, por meio da ampliação das reflexões sobre o Currículo para além das disciplinas, traduzidas na apropriação interdisciplinar dos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento interdisciplinar, enquanto princípio que rompe com o processo de fragmentação da construção do conhecimento, orientado para práticas pedagógicas mais críticas, considerando as questões da contemporaneidade e promovendo diferentes modos de ensinar e aprender promovemos o presente curso optativo de formação.

OBJETIVOS:
- Contribuir com o processo de ensino fundamentado numa perspectiva interdisciplinar, que supera a fragmentação das disciplinas e amplia o currículo para além dos conteúdos disciplinares, com estudos de temas que suscitem a reflexão sobre a realidade e instigue o compromisso com a transformação social.
- Subsidiar os professores com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam pensar projetos de ensino a partir da perspectiva do Currículo crítico interdisciplinar.

CONTEÚDOS:
A abordagem interdisciplinar: currículo, cultura e sociedade;
As relações entre educação escolar e sociedade;
Tendências do pensamento educacional contemporâneo
Introdução às teorias do currículo: Teorias tradicionais;
Teorias críticas; Teorias pós-críticas.

METODOLOGIA: Serão realizadas aulas com partes expositivas e partes dialogadas com leituras e reflexões de textos em pequenos grupos; discussões em grupo; rodas de conversa, elaboração de situações-problemas e análise de vivências.

PÚBLICO ALVO:  Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, em regência nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, Coordenadores
Pedagógicos e Diretores das EMEF jurisdicionadas à DRE Capela do Socorro.

RECURSOS MATERIAIS: Utilização de mídias: projetor data-show, tela para projeção, computador; subsídios teóricos, exercícios e orientações sobre os temas tratados.

NÚMERO DE VAGAS 40 (quarenta)

LOCAL DO CURSO:  DRE Capela do Socorro - Rua: Deputado Adib Chammas, 105 – Veleiros (sala de reuniões).

NÚMERO DE TURMAS: 1 (uma) - Turma Única.

CRONOGRAMA: 25/09; 02/10, 09 e 16/10/2014 - 4 encontros semanais, com a duração de 4 horas cada um.

HORÁRIO:  Das 19h às 23h

CARGA HORÁRIA:  16 horas presenciais.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 25/09 A 16/10/2014.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas até o dia 19/09, em formulário on-line, via link constante do e-mail que será encaminhado pela DOT-P/ DRE-CS às unidades escolares.

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho, sem dispensa de ponto. A frequência deverá ser registrada em instrumento utilizado pela SME/DRE CS.
A avaliação será contínua baseada na frequência, na execução das tarefas e nos registros e instrumentos propostos.

CERTIFICAÇÃO:  Terão direito à certificação os participantes que obtiverem 100% de frequência, conceito satisfatório e atenderem às tarefas, assim como aos registros propostos durante o curso.

REGÊNCIA:  Professor Dr. Fernando Roberto Campos. Mini currículo: graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado pela mesma universidade. Atualmente é professor e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Campo Limpo Paulista e docente da Universidade de Santo Amaro. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: escola, democracia e currículo.

RESPONSÁVEL:  Aline Aparecida Perce Eugênio, RF . Telefone:
5524-1339.

ÁREA PROMOTORA:  DRE Capela do Socorro/DOT-P.

BIBLIOGRAFIA
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1995.
APPLE, Michael W. Repensando Ideologia e Currículo.
In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo : Cortez, 2006.
FREITAS, Luis Carlos de. Projeto Histórico, Ciência Pedagógica e Didática. Educação e Sociedade. Nº 27, págs. 122-140.
GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra-esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural.
In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade.
São Paulo : Cortez, 2006.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo : Cortez, 2006.
_________. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo : Cortez, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ed. Belo Horizonte : Autêntica, 2001.

SÃO PAULO (SP) Secretaria Municipal de Educação- Diretoria de Orientação Técnica.Programa Mais Educação São Paulo: subsídios para a Implantação/ Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/ DOT, 2014.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário