quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Curso optativo “Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 10/9/2014 – CIDADE - PÁGINA 35

COMUNICADO Nº 1.469, DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-P das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais – Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

I – JUSTIFICATIVA: A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08 que alteraram a Lei no 9.394, de 20/12/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Frente a esse imperativo legal, inicia-se o processo de colocá-la em prática fazendo com que a comunidade escolar esteja preparada para acolher e promover as mudanças em seu cotidiano.
Aponta-se, então, a necessidade de promover situações de aprendizagem que possam colaborar com a preparação de profissionais da educação para um olhar sensível às desigualdades presentes na sociedade brasileira e, por conseguinte, reproduzidas no espaço escolar. O presente curso almeja proporcionar aos participantes um contato e reflexão sobre os principais conceitos que norteiam o debate sobre as relações étnico-raciais no escopo da educação.

II – OBJETIVOS:
- Explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais, a saber: Preconceito, Discriminação, Raça, Etnia, Racismo, Estereótipo, Fenótipo, Genótipo, Genocídio e Xenofobia.
- Discutir e refletir sobre a construção de identidades, nomeadamente, as das populações negra, branca e indígena;
- Relacionar o debate instaurado no curso com as práticas educacionais vigentes, bem como, pensar e construir práticas pedagógicas alternativas das situações de discriminação e preconceito.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.  V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE
Turma
DIA DA SEMANA
DATAS
HORARIO
LOCAL
BT
1
Quinta-feira
18/09;25/09;02/10;09/10
19h00 - 22h00
DRE
CL
2
Quarta-feira   
17/09;24/09;08/10;15/10       
19h30 – 22h30
DRE
CL
3
Sábado
20/09;27/09;04/10
09h00 – 13h00
DRE
CS
4
Segunda-feira
15/09;22/09;29/09;06/10
19h00 – 22h00
DRE
5
Terça-feira
16/09;23/09;07/10;21/10
08h00 – 11h00
DRE
G
6
Segunda-feira
15/09;22/09;06/10;13/10
19h00 – 22h00
DRE
G
7
Quarta-feira
17/09;24/09;01/10;08/10
19h00 – 22h00
DRE
IP
8
Quinta-feira
18/09;25/09;02/10;09/10
19h00 – 22h00
DRE
IQ
9
Quinta-feira
18/09;25/09;02/10;09/10
19h00 – 22h00
CEFOR
JT
10
Quarta-feira
17/09;24/09;01/10;08/10
19h00 – 22h00
DRE
MP
11
Terça-feira
16/09;23/09;07/10;14/10
19h00 – 22h00
DRE
PE
12
Segunda-feira            
15/09;22/09;29/09;06/10
19h00 – 22h00
CEU Quintas do Sol
PJ
13
Sábado
20/09;27/09;11/10
09h00 – 13h00
CEU Pera Marmelo
S.A
14
Quarta-feira
17/09;01/10;08/10;29/10
19h30 – 22h30
DRE
SM
15
Sábado
20/09;04/10;25/10
09h00 – 13h00
CEU Alto Alegre
SM
16
Terça-feira
16/09;23/09;30/09; 07/10
19h00 – 22h00
DRE


VII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 12 horas, divididas 04 encontros semanais com duração de 3 horas cada, para as turmas que ocorrerão entre segunda e sexta-feira ou 03 encontros semanais com duração de 04 horas cada um, para as turmas que ocorrerão aos sábados.

VIII - REGÊNCIA:
DRE TURMA REGENTES
BT 1 Aline Valentini; Matheus Gato
CL 2 Simone Gibran; Luciana Facchinetti; Heloisa Pires Lima
CL 3 Adriana Gianvecchio; Ramatis Jacino: Acácio Santos
CS 4 Liliane Braga e Paola Prandini
FÓ 5 Vanessa Alvarenga: Salomão Jovino
G 6 Vanessa Alvarenga: Salomão Jovino
G 7 Heitor Paladim;Vinebaldo Aleixo
IP 8 Ana Blaser; Janaína Barros
IQ 9 Heitor Paladim;Vinebaldo Aleixo
JT 10 Angela Meirelles. Rachel Rua
MP 11 Aline Valentini;Matheus Gato
PE 12 Simone Rocha; Eduardo Januário
PJ 13 Ana Blaser; Janaína Barros
S.A 14 Liliane Braga; Paola Prandini
SM 15 Simone Rocha; Eduardo Januário
SM 16 Adriana Gianvecchio; Ramatis Jacino; Acácio Sidinei IX - CONTEÚDOS:
Para as turmas de segunda a sexta-feira:
Aula 1:
- Apresentação do curso;
- Relações Étnico-Raciais no contexto brasileiro; principais conceitos: Preconceito, Discriminação, Raça, Etnia, Racismo, Estereótipo, Fenótipo, Genótipo, Genocídio e Xenofobia.
Aula 2:
- Repensando a construção da identidade negra, branca e indígena; discutir os conceitos de identidade, diferença e diversidade; Igualdade e desigualdade; Negritude, branquitude e identidade indígena.
Aula 3:
- O currículo e a Educação para as relações étnico-raciais; representações das populações: negra, indígena e branca no currículo escolar.
Aula 4:
Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.
Para as turmas dos sábados:
Aula 1:
- Apresentação do curso;
- Relações Étnico-Raciais no contexto brasileiro; principais conceitos: Preconceito, Discriminação, Raça, Etnia, Racismo, Estereótipo, Fenótipo, Genótipo, Genocídio e Xenofobia.
- Repensando a construção da identidade negra, branca e indígena; discutir os conceitos de identidade, diferença e diversidade. Igualdade e desigualdade; negritude, branquitude e identidade indígena.
Aula 2:
O currículo e a Educação para as relações étnico-raciais; representações das populações: negra, indígena e branca no currículo escolar.
Aula 3:
Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.

X - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão eleger a turma que irá cursar, visto que será permitida a participação somente em única turma do curso e enviar os seus dados para inscrição: nome completo; RF; vínculo;
RG; CPF; padrão; horário de trabalho; cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação, de acordo com os períodos e para os endereços abaixo discriminados:

DRE
TURMA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO      
ENDEREÇO DE E-MAIL OU LINK PARA ENVIO DA INSCRIÇÃO
BT
1
09 a 12/09/14
viewform?usp=send_form
CL
2
09 a 12/09/14
CL
3
09 a 12/09/14
CS
4
09 a 11/09/14
viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
5
09 a 12/09/14
http://goo.gl/paUFra
G
6
09 a 11/09/14
viewform?c=0&w= 1&usp= mail_form_link

G
7
09 a 11/09/14
viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
IP
8
09 a 12/09/14
viewform?usp=send_form
IQ
9
09 a 12/09/14
viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
JT
10
09 a 12/09/14
http://goo.gl/8cMKNv
MP
11
09 a 12/09/14
viewform
PE
12
09 a 11/09/14
PJ
13
09 a 12/09/14
S.A
14
09 a 12/09/14
viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
SM
15
09 a 12/09/14
bit.ly/cursodresm001
SM
16
09 a 12/09/14
bit.ly/cursodresm001
                 
                                              
                As inscrições estarão sujeitas à confirmação do setor. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das mensagens, até que se esgote: o prazo (12/09/14 às 17h00min) ou o número total de vagas, o que ocorrer primeiro.  obtiverem frequência mínima 100% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII – OBSERVAÇÃO.
Não haverá dispensa de ponto.


XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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