quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO MOVA-SP


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 11/9/2014 – CIDADE - PÁGINA 52


DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUAIANASES –
COMUNICADO Nº 25, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Guaianases, no uso de suas atribuições legais e conforme o que lhe representou o Diretor da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Guaianases COMUNICA a realização do evento Semana de Alfabetização MOVA-SP/EJA com a temática “Mobilização para a Transformação Social”. 

I – JUSTIFICATIVA: Dada a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assumida como política pública na cidade de São Paulo e da história do MOVA-SP, este evento valoriza o compromisso social do programa MOVA-SP, na alfabetização de Jovens e Adultos, compreendendo que a educação é uma forma de intervenção e transformação social no mundo. Assim, a Semana de Alfabetização justifica-se pela importância em compartilhar o trabalho realizado na Educação de Jovens e Adultos, dando visibilidade aos atores envolvidos nesse processo, promovendo a articulação das diferentes formas de atendimento da EJA: MOVA-SP, EJA Regular, EJA Modular e CIEJA, para reflexão e discussão da temática apresentada, nesta Diretoria.
 
II - OBJETIVOS:
- Compreender que a educação é uma forma de intervenção social no mundo.
- Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos como direito humano fundamental na formação do sujeito.
- Valorizar as experiências culturais e sociais dos Coordenadores, Educadores e Educandos do MOVA-SP/DRE-G.  - Promover a sistematização dos encontros de formação dos Coordenadores, educadores e educandos do MOVA-SP/ DRE-G.
- Possibilitar a articulação da prática docente e discente do MOVA-SP na região;
- Fortalecer as discussões e reflexões sobre o ensino da leitura e escrita na EJA e sobre o uso das tecnologias digitais. 

III – CONTEÚDO: - As práticas de leitura e escrita na Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos;
- Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos;
- As novas tecnologias e mundo digital na Educação de Jovens e Adultos;
- Apresentações culturais: o educando da EJA como protagonista. 
IV – METODOLOGIA: Baseada na dialogicidade, com a problematização e a discussão das experiências dos educadores e educandos e com circuitos culturais, pautados na temática “Mobilização para a Transformação Social”.

V - PÚBLICO ALVO: Coordenadores; Educadores e Educandos do MOVA, Equipes das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógica e Supervisores Escolares, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Coordenador Geral, Assistente de Coordenador Geral e Assistente Pedagógicos e Educacional do CIEJA, Professores regentes de turmas de EJA das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.

VI – CARGA HORÁRIA: 12 horas (100% presencial)

VII – LOCAL:
CEU JAMBEIRO – José Guilherme Gianetti – Rua José Pinheiro Borges – nº 60

VIII – DATA: 08 a 10 de setembro de 2014

IX – HORÁRIO: das 18h30 as 22h30

X - PROGRAMAÇÃO:
- Dia 08 de setembro de 2014: Noite Solene: autoridades e convidados Diretor Regional de Educação de Guaianases: Edson Luiz Amário Diretora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos: Lívia Maria Antongiovanni Supervisora Técnica II: Angélica Tavares de Souza Reis Diretor de Orientação Técnico-Pedagógica: José Ivanildo Ferreira dos Santos Diretor de Programas Especiais: Samuel Firmo Supervisores Escolares Mantenedores e Representantes das Instituições do MOVA:
AVIB - ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS INTEGRADOS DO BRASIL;
ABEL - ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EDUCACIONAL LAGEADO;
CASP - CENTRAL DE ASSOCIAÇÃO E SOCIEDADE POPULAR;
CONSELHO COMUNITÁRIO VILA SOLANGE
Unidades Escolares: EJA/EJA MODULAR e CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos.
Apresentação Cultural: Grupo Dinastia Oráculo! Biônicos 2014 (Jovens da região).
Círculo de cultura: Palestra com a Professora Marly Barbosa - TEMA: Práticas de Leitura na Alfabetização Inicial de Jovens e Adultos.
Apresentação de práticas pedagógicas em vídeos.  - Dia 09 de setembro de 2014: Apresentação Cultural: Trio Arco Verde;
Palestra sobre as novas tecnologias no mundo digital (palestrante: Anderson Borges da Silva - Área de Sociologia do Trabalho).
- Dia 10 de setembro/2014: Apresentação Cultural: Show de talentos dos educandos e educadores do MOVA EJA e CIEJA.

XI – TOTAL DE VAGAS: 100 vagas

XII - INSCRIÇÕES: Os interessados devem entrar em contato com a DOT – P/ DRE Guaianases. Responsável pela ação:
Rosana Girassolo – Telefone: 2554-4475.

XIII – CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os profissionais que participarem de todas as atividades propostas para os dias 08, 09 e 10/9/14, atendendo a carga horária de 12 horas (100% de presença).

XIV - ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica – DRE Guaianases

Nenhum comentário:

Postar um comentário