domingo, 14 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB - Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR/UAB

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre inscrições para o curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola que será realizado no CEU Jambeiro.
Os alunos interessados em realizar o curso devem realizar a inscrição diretamente no polo da UAB do CEU Jambeiro até 24 de setembro.
O curso DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA ( G D E ) apresenta como objetivo principal a qualificação de profissionais que atuam no âmbitoeducacional para questões relativas ao gênero e diversidade sexual, com foco em sua interface no ambiente escolar. O curso pretende prover formação teórica e prática sobre aspectos relativos  ao gênero e à diversidade sexual por meio da formação continuada para um conjunto de profissionais da educação que atuam em ambientes escolares ou cujo trabalho tenha interface  com a Educação. Outro objetivo consiste em ampliar o acesso às tecnologias educacionais no campo de atuação, por intermédio da EaD – Educação a Distância. Os objetivos específicos que o curso envolve são a sensibilização para a temática, o diagnóstico e a discussão da conjuntura de gênero e diversidade na região, aspectos teóricos e práticos referentes ao enfrentamento das iniquidades de gênero.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.1º - A UFPR realizará um processo de seleção para ingresso no Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, totalmente gratuito, destinado a portadores/as de curso superior, com início do curso previsto para outubro de 2014 e duração de 18 (dezoito) meses, sendo preferencialmente cada turma composta por:
- 75% das vagas destinadas aos/às professores/as, coordenadores/as pedagógicos, supervisores/as escolares, orientadores/as educacionais e assistentes técnico-pedagógicos.
- 25 % das vagas para demanda social: incluindo pessoas com atuação em interface com a Educação, tais como gestores públicos, profissionais da assistência social, saúde pública, segurança pública, conselheiros tutelares, líderes comunitários, pessoas envolvidas em projetos/movimentos sociais em Gênero e Diversidade na Escola, servidores/as da UFPR e outros portadores/as de diploma de curso superior com atuação na área.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 11 de setembro de 2014 e encerram-se de acordo com o cronograma de cada polo, descrito no edital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário