sábado, 25 de outubro de 2014

Curso Optativo (DRE BUTANTÃ): “O papel da cultura corporal na construção identitária de crianças e jovens”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – 25/10/2014 – PÁGINA 74
COMUNICADO Nº 40 DE 20 DE OUTUBRO DE 2014.
  O Diretor da Diretoria Regional de Educação BUTANTÃ, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “O PAPEL DA CULTURA CORPORAL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E JOVENS”

JUSTIFICATIVA:
Reconhecemos a linguagem corporal das crianças e jovens. Quais marcas o cenário educativo imprime nos seus corpos? Há espaço para valorização da cultura corporal da comunidade escolar? A partir desses questionamentos, o curso pretende problematizar e estimular a reflexão sobre a educação dos corpos nos contextos da educação de crianças e jovens. Para tanto, discutirá o processo de construção da identidade corporal, analisando as possibilidades da consolidação de uma ação pedagógica que considere a gestualidade como um texto possível de leitura e interpretação.

OBJETIVOS:
-Reconhecer a linguagem corporal de crianças e jovens e a gestualidade como portadores de significado;
-Identificar marcas que o cenário educativo imprime nos corpos de seus educandos;
-Promover a reflexão sobre a educação dos corpos nos contextos da educação da infância e da juventude;
-Discutir o processo de construção da identidade corporal para a consolidação de ações pedagógicas que considere a gestualidade da criança e do jovem, como um texto possível de leitura e interpretação.

METODOLOGIA:
-Discussões a partir das leituras recomendadas;
-Trocas de experiências entre os participantes;
-Análises de situações experimentadas pelos participantes;
-Aulas expositivas; Realização de trabalho de campo.

PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Auxiliar Técnico de Educação em exercício nas EMEFs, CIEJA e Assistentes Técnicos de Educação I em exercício na Diretoria Regional de Educação do Butantã.

LOCAL DO CURSO:  Diretoria Regional de Educação BUTANTÃ,
Rua Azem Abdalla Azem, 564 – Jd. Bonfiglioli

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  Datas: 05, 12, 17/11; 03,10 e 17/12

HORÁRIO: 13h30 às 17h30

REGENTE:  Marcos Neira RG: 16.277.323-7

CARGA HORÁRIA: 26 (vinte e seis) horas divididas em 6 (seis) encontros de 4 (quatro) horas e 2 (duas) horas de produção escrita

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever, até 03 de novembro de 2014, através do link: https://docs.google.com/forms/d/12bi_nBut4b97mms2Lvc3zmCLIgG1gIcNdA1f58L9AvI/viewform?usp=send_form
 informando nome completo; RF; vínculo; RG; CPF; padrão; horário de trabalho; cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação.
Observação: A realização do curso está condicionada a um número mínimo de trinta por cento das vagas para inscrição e será considerada a ordem de chegada das inscrições.

TOTAL DE VAGAS: 35 vagas.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem conceito S e frequência mínima 80% (oitenta por cento).

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Butantã – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONTANA, R.A.C. O corpo aprendiz. In Rubio. K.;
CARVALHO,Y.M.(Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec,2001.
SOUZA, V.S.; NEIRA,M.G.A – domesticação dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n.1, p.107-125, jan./mar.2014.
GOELLNER, S.V. a produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER,S.V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
SANT’ANNA, D. é possível realizar uma história do corpo?
Soares, C.L. (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.
NEIRA, M.G. Educação física na perspectiva cultural: proposições a partir do debate em torno do currículo e da expansão do Ensino Fundamental. Horizontes, Itatiba, v. 27, n. 2, p. 79-89, jul/dez, 2009.
Macedo, E.E.; NEIRA, M.G. A Valorização da cultura corporal infantil: análise de uma experiência na creche. Anais do XIII
CONBRACE. Brasília: CBCE, 2013.
SOUZA, M. M.N; NEIRA, M.G. Minha história conto eu: multiculturalismo crítico e práticas corporais no currículo de Educação Física. In: GOBBI, M.A.; NASCIMENTO, M.L.B.P. (Org.). Educação e diversidade cultural: desafio para os estudos da infância e da formação docente. 1ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. p. 44-67.
KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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