sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Curso convocatório “Cultura e educação: ação, mediação e democratização nos CEUs”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/11/2014 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 1.650, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2014.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e conforme o que lhe representou a Coordenação dos CEUs/Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação e considerando a importância de ampliar o conhecimento e a elaboração de projetos coerentes com as demandas educacionais e culturais, entrelaçando e fortalecendo a identidade social, integrando a comunidade a forma de relacionamento e agir, em seus espaços escolares e comunitários, tanto no
campo cultural quanto no educacional, ampliando o diálogo às questões voltadas à cultura e educação COMUNICA à Rede Municipal de Ensino a realização do Curso convocatório “Cultura e educação: ação, mediação e democratização nos CEUs”, conforme especificações a seguir:

I-JUSTIFICATIVA:
Abordar uma visão prática dos possíveis caminhos para a utilização da contação de historias e do teatro como instrumento de comunicação e expressão. Conhecer suas possibilidades e utilizá-las melhor. A voz, a expressão o corpo na leitura e interpretação. Fortalecer o profissional da educação - a autoconfiança, quebrando bloqueios e inibições, possibilitando uma melhor comunicação entre educador–educando. Capacitar o bibliotecário e o professor das diferentes disciplinas para a utilização de técnicas teatrais a fim de dinamizar as formas de comunicação.

II- OBJETIVO:
- Instrumentalizar os Gestores e Coordenadores de Cultura, Educação e Bibliotecários dos CEUs a fim de promover a leitura e contação de historias e articulações entre a biblioteca e as unidades escolares, para melhor fazerem a ponte entre a leitura e a contação de historias.
- Potencializar a construção e aprimoramento do modo de realização dos serviços culturais oferecidos nos CEUs, para que a comunidade possa retirar aquilo que lhes permitirá participar do universo cultural como um todo.
- Fortalecer as manifestações culturais e o patrimônio cultural da comunidade, estimulando a leitura e contação de historias o potencial criativo da cultura local para valorização das pessoas e as histórias destas comunidades.

III - CONTEÚDOS:
O encontro com 3hs abordará o conceito de contar histórias, através de laboratórios de material educativo:
- Cultura, Arte e Formação.
- Mediação Cultural: leitura, apreciação, diálogo com a produção artística e cultural
- Desenho de uma proposta de ação articulada para Cultura.

IV -PÚBLICO ALVO:

CONVOCADOS: Coordenadores de Ação Educacional, Coordenadores de Projetos Educacionais, Coordenadores de Ação Cultural, Coordenadores de Projetos de Cultura

CONVIDADOS: Gestores dos Centros Educacionais Unificados, Coordenadores de Projetos de Cultura (Biblioteca), Coordenadores de Ação de Esporte e Lazer, Coordenadores de Projetos de Esporte e Lazer.

V- CARGA HORÁRIA:  3 horas

VI - CRONOGRAMA:  Será realizado 1 encontro: 1 de dezembro de 2014, no
horário 9h às 12h

Local: Biblioteca CEU ROSA DA CHINA Rua Clara Petrela, 113 – Jd. São Roberto – CEP: 03978-500

VII - INSCRIÇÃO:
As inscrições serão levantamento junto aos participantes em relação à satisfação quanto ao conteúdo do curso e à relevância percebida para a ação futura junto aos CEUs.

IX - CERTIFICADO:
Farão jus ao certificado os participantes que:
a- Obtiverem a frequência mínima de 100%.
b- Aproveitamento “S” (satisfatório).

X - INFORMAÇÕES GERAIS:
Os selecionados deverão levar holerite no dia do curso e trazer roupa à vontade para a vivência

XI - ÁREA PROMOTORA: SME / COORDENAÇÃO DOS CEUs – PROGRAMAS ESPECIAIS E SEMANA TICKET

XII - COORDENAÇÃO/ DIVULGAÇÃO: SME/ COORDENAÇÃO
realizadas de 24 a 28 de novembro, deveram ser encaminhadas para rimello@prefeitura.sp.gov.br;
sendo contemplado os trinta primeiros inscritos do público alvo deste comunicado.
Os contemplados serão avisados por e-mail.

VIII - AVALIAÇÃO:
Realizaremos um  DOS CEUs – PROGRAMAS ESPECIAIS



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário