sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Curso optativo (DRE SANTO AMARO): “Avaliação Externa e IDEB: algumas questões”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13/11/2014 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 75, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2014.

   A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnico- Pedagógica, COMUNICA a realização do curso optativo: “Avaliação Externa e IDEB: algumas questões”.

JUSTIFICATIVA:
As avaliações externas, com destaque para a Prova Brasil, passaram a ocupar um lugar privilegiado nas Políticas Educacionais brasileiras, especialmente nos últimos dez anos. Com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2007, esse quadro tornou-se mais complexo por conta das implicações para gestores de redes e escolas, demandando tanto o entendimento sobre a organização dessas avaliações, quanto de suas potencialidades para o cotidiano escolar.
Assim, este curso se justifica pela necessidade de aprofundar e problematizar alguns aspectos relativos a essa modalidade de avaliação com vistas à Gestão Escolar.

OBJETIVOS:
- Neste curso, busca-se a apresentação e a problematização de conceitos fundamentais das avaliações externas, sobretudo sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e do IDEB e suas implicações para a gestão de escolas, incluindo a produção de um texto nesta temática.

CONTEÚDOS:
Encontro 1: Conceituação geral de avaliação externa
Encontro 2: Aspectos históricos e organizacionais do SAEB
Encontro 3: Conceituação e caracterização do IDEB
Encontro 4: Implicações das avaliações externas para a gestão educacional

METODOLOGIA:
Aulas expositivas e dialogadas, discussão e análise de literatura pertinente à avaliação.

PÚBLICO ALVO:
Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Assistente Técnico Educacional (ATE-I), Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), Diretor de Orientação Técnico-Pedagógica.

VAGAS:   50 vagas.

LOCAL:  
Biblioteca do CEU Caminho do Mar – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro.

DATAS:   26/11, 27/11, 04/12 e 11/12

HORÁRIO:   Das 19h às 23h

REGÊNCIA:  Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse

CARGA HORÁRIA O curso contará com carga horária de 16 horas, sendo 4 horas por encontro.

INSCRIÇÕES:   Os interessados deverão se inscrever até o dia 24/11/2014, exclusivamente por meio do formulário on-line a seguir:

A confirmação da inscrição será feita por e-mail.

CERTIFICAÇÃO:
Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 75%.

BIBLIOGRAFIA:
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 135-153, jun. 2013.
FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. 26 p. (Série Documental. Textos para Discussão, 26).



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário