quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curso optativo (DRE IPIRANGA): “Olhares para a imigração na cidade: contribuições para uma educação intercultural”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/11/2014 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 1.680 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-Racial, COMUNICA: a realização do curso optativo “Olhares para a imigração na cidade: contribuições para uma educação intercultural”.

I – JUSTIFICATIVA: A presença da população imigrante na cidade de São Paulo tem aumentado na medida em que a cidade se coloca como destino de diversas correntes migratórias
- especialmente de países vizinhos. Essa realidade se manifesta na quantidade de alunos matriculados nas escolas municipais, e dados da Secretaria Municipal de Educação apontam a presença de alunos de 58 nacionalidades, sendo que atualmente somam 3.417 matrículas distribuídas entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA. Diante dessa presença, a “Mostra Cultural Dezembro Imigrante nos CEUs/2014” tem por propósito ressaltar aspectos referentes às populações migrantes, fornecendo ao educador instrumentos que propiciem a articulação da diversidade cultural ao currículo escolar, visando a construção de práticas pedagógicas que a utilizem como eixo mediador das aprendizagens.

II – OBJETIVOS:
- Promover o reconhecimento de aspectos relacionados às correntes migratórias contemporâneas na cidade de São Paulo, localizando alguns espaços de sociabilidade.
- Refletir sobre a presença dos alunos imigrantes na escola, fornecendo ao educador instrumentos de articulação da diversidade cultural de modo positivado e ações que combatam práticas discriminatórias e xenofóbicas no ambiente escolar;
- Ampliar o repertório cultural dos educadores, através de atividades que reúnem elementos audiovisuais, musicais e conceituais;
- Fornecer subsídios teóricos que possibilitem ao educador construir uma prática pedagógica que se utilize da diversidade cultural como elemento mediador das aprendizagens.

III – CONTEÚDO:
- A presença migratória na cidade de São Paulo e políticas públicas educacionais;
- Imigração africana, imigração latina, formação cultural latino-americana;
- Produção e difusão de conhecimento na perspectiva do eixo sul-sul;

IV – METODOLOGIA: Aulas compostas por conteúdo conceitual, cine-clube com documentários sobre a imigração em São Paulo e pesquisa de campo na Praça Kantuta.

V – PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.

VI – VAGAS: 70 (setenta) vagas.

VII – DATAS: de 12/12/2014 a 14/12/2014.

VIII – CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais.

IX – CRONOGRAMA:
- 12/12, sexta-feira, das 18h00 às 22h00 - Discussão sobre o conceito de Imigração e sobre a importância da escola no combate ao preconceito e discriminação.
- 13/12 - sábado, das 09h00 às 13h00. Cine clube com a exibição de documentários que dialogam com a presença imigrante em São Paulo. Roda de conversa pelos produtores dos documentários que serão exibidos.
- 14/12, domingo, das 10h00 as 14h00. Visita monitorada à Feira da Kantuta – espaço de sociabilidade dos imigrantes andinos na cidade de São Paulo.

X – LOCAIS:
- Dia 12/12: Câmara Municipal de São Paulo.
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, São Paulo - SP, Telefone: (11) 3396-4000;
- Dia 13/12: Galeria Olido. Endereço: Av. São João, 473, São Paulo, Telefone:(11) 3331-8399.
- Dia 14/12: Praça Kantuta, em frente a IFESP, próximo a estação Armênia do metrô.

XI – INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas através de preenchimento do formulário disponível no seguinte link: http://goo.gl/forms/nMGDjsXwWC, no período de 27/11/2014 a 09/12/2014.

XII – AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades e discussões. A frequência mínima será de 100%.

XIII – REGENTES:
- 12/12/2014 – Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos (Mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP, doutorado Sociologia USP/SP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública / USP). Heitor Antonio Paladim Junior (Mestrado e Doutorado em Geografia pela FFLCH/USP). Vivian Grace Fernández Dávila Urquidi (Mestrado Interdisciplinar em América Latina, área da
Cultura, PROLAM/USP, Doutorado em Sociologia nas FFLCH/ USP, estágio de Pesquisa na UNAM, Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Mediação: Adriana de Carvalho Alves.
- 13/12/2014: Cine clube: “100% boliviano, mano”: Luciano Onça e Alice Ruiz. “Si, yo puedo”: Marcel Buono, Victor Lombardi, Vinícius Victorino e Vitor Valencio. Mediação: Ângela Meirelles de Oliveira.
- 14/12/2014: Visita monitorada a Praça Kantuta: Sonia Maribel Sarmiento (graduada em Hotelaria e Turismo pela ISEC, La Paz/Bolívia); Júnia Keiko Matsuura Mearim (graduada em Turismo pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo); Veronica Quispe Yujra (Dentista Sanitarista graduada pela UNESP, Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Mestranda em Saúde Pública pela UNIFESP).

XIV - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento).

XV – OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho, sem dispensa de ponto.

XVI – RESPONSÁVEIS: Adriana de Carvalho Alves, RF 723.847.9, Assistente Técnica de Educação I e Cristiane Santana Silva, RF 791.265.0, Assistente Técnica de Educação I.

XVII – ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação do Ipiranga.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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