quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curso optativo (DRE PIRITUBA): “Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais – Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/11/2014 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 1.681 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2014

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-P da Diretoria Regional de Educação Pirituba, COMUNICA: a realização do curso optativo “Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais – Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

I – JUSTIFICATIVA: No ano de 2003 foi promulgada a Lei 10.639, posteriormente alterada pela Lei 11.645/ 2008, e ambas, em seu conjunto, alteram a Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura afro-brasileira e indígena. Reconhecida a necessidade de transformação curricular em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, parte-se a outro aspecto para que se encurtem as distâncias entre o dispositivo e a prática: que a comunidade escolar esteja preparada para acolher e promover as mudanças em seu cotidiano. Diante do exposto, fica evidente a necessidade de promover situações de aprendizagem que possam colaborar com a preparação de profissionais da educação para incorporar em suas práticas um olhar sensível às desigualdades presentes na sociedade brasileira e, por conseguinte, reproduzidas no espaço escolar e o presente curso propõe-se a responder, ainda que introdutoriamente, a esta demanda, já que pretende proporcionar aos participantes um contato e reflexão sobre os principais conceitos que norteiam o debate sobre as relações étnico-raciais no escopo da educação.

II – OBJETIVOS:
- Explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais, a saber: Preconceito, discriminação,Raça, Etnia, Racismo, Estereótipo, Fenótipo, Genótipo, Genocídio e Xenofobia.
- Discutir e refletir sobre a construção de identidades, nomeadamente, as das populações negra, branca e indígena;
- Relacionar o debate instaurado no curso com as práticas educacionais vigentes, bem como, pensar e construir práticas pedagógicas alternativas das situações de discriminação e preconceito.

III – METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.

V – VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - DATAS: 29/11/14; 06/12/14; 13/12/14 - Sábados – das 09h00 às 13h00.

VII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 12 horas, divididas em 03 encontros semanais com duração de 04 horas cada,

VIII - REGÊNCIA: Franciele Busico Lima – 770.406.2/1, Liliane Braga e Paola Prandini.

IX - CONTEÚDOS:
Aula 1:
Apresentação do curso;
Relações Étnico-Raciais no contexto brasileiro. Principais conceitos: Preconceito, discriminação, Raça, Etnia, Racismo, Estereótipo, Fenótipo, Genótipo, Genocídio e Xenofobia.
Repensando a construção da identidade negra, branca e indígena. Discutir os conceitos de identidade, diferença e diversidade. Igualdade e desigualdade;
Negritude, branquitude e identidade indígena.
Aula 2:
O currículo e a Educação para as relações étnico-raciais.
Representações das populações: negra, indígena e branca no currículo escolar.
Aula 3:
Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.

X – INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever de 26/11/14 a 28/11/2014, através do link: http://www.dre-pj.com.br/educacaointegral . As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das mensagens, até que se esgote o prazo ou o número total de vagas, o que ocorrer primeiro.

XI – CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 100% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII – OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico- racial e DOT-P da Diretoria Regional de Educação Pirituba.






OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



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