quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curso Optativo (DRE SÃO MATEUS): “A Etnomatemática nos anos iniciais"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/11/2014 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 38 DE 17 DENOVEMBRO DE 2014

A Diretora da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico- Pedagógica, COMUNICA: A realização do Curso Optativo: “A Etnomatemática nos anos iniciais – conhecendo a diversidade cultural africana e afro-brasileira através da história, dos jogos e da matemática.”

JUSTIFICATIVA: A formação do PNAIC traz uma abordagem que busca integrar diferentes áreas de conhecimento. A matemática permite dialogar com outras áreas, inclusive a História. Compreendendo o Brasil como um país formado por uma grande diversidade étnico-racial, faz-se necessário valorizar os diversos saberes relacionados à cultura de seu povo.
A escola exerce um papel fundamental para desenvolver o debate em torno dessa temática. Sendo assim, a formação do professor deve contemplar também as relações étnico-raciais para que mobilize conhecimentos que coexistem no interior da sala de aula.
Nesse sentido apresentamos a Etnomatemática como um aporte para esse professor reconhecer e aceitar diferentes formas de explicar, entender e conhecer a produção, organização e difusão da cultura local e de outras.
Além disso, a contribuição do debate a cerca da temática, vinculada aos relatos de práticas da caixa matemática, do uso de jogos e do trabalho do Coordenador Pedagógico contribuem para o fortalecimento de saberes e práticas pedagógicas nos anos iniciais.

OBJETIVOS:
- Dar continuidade à formação dos profissionais da educação sobre a etnomatemática e alfabetização nos anos iniciais;
- Favorecer a prática reflexiva coletiva sobre os temas abordados;
- Aprimorar a troca dentro do espaço escolar através de experiências com jogos matemáticos;
- Despertar o olhar para etnomatemática.

CONTEÚDOS:
1° encontro (8 horas):
- Etnomatemática e suas diversas dimensões;
- Etnomatemática e cultura local;
- Jogos na Etnomatemática;
- Exposição de caixas matemáticas e portfólios/banners;
- Jogos matemáticos e Etnomatemática;
- Números e operações;
- Pensamento algébrico;
- Espaço e forma/geometria;
- Grandezas e medidas.
2º encontro (4 horas):
- “A caixa matemática”;
- “Jogos na matemática”;
- “Percurso formativo PNAIC”;
- “A atuação do Coordenador Pedagógico como colaborador na difusão das práticas e encaminhamentos para a concretização da Alfabetização na Idade Certa”;
- “A Relevância da atuação do Professor Alfabetizador”.

METODOLOGIA: O curso contará com 12 horas presenciais, divididas em dois encontros, sendo o primeiro encontro com duração de 8 horas no formato de seminário, e o segundo encontro de 4 horas de debate orientado por relatos de práticas.
Estratégias formativas: leitura deleite, exposições dialogadas, utilização de recursos audiovisuais, relatos e reflexões coletivas sobre o tema.

PÚBLICO ALVO: DRE São Mateus: Supervisor Escolar, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

LOCAL: CEU SÃO MATEUS, Rua Curumatim, 201, Parque Boa Esperança, São Paulo – SP.

CRONOGRAMA:
Data: 29/11/2014    -   das 8h às 17h;
Data: 3/12/2014      -   das 19h00 às 23h00.

CARGA HORÁRIA:   12 horas presenciais.

AVALIAÇÃO:   Contínua, baseada na frequência exigida e na execução das atividades propostas.

REGÊNCIA: Prof. Dra. Eliane Costa Santos CPF: 278.368.605-82,

VAGAS: 400.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão inscrever- se até as 23h de 27 de novembro de 2014 preenchendo a ficha de inscrição através do endereço: https://docs.google.com/forms/d/1Yr_LPEAe1QC00aEa7EayHbIBhzFe4v-3w7-uErk2XOo/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
informando: Nome completo, RG, CPF, RF, Vínculo, Cargo, Função, Categoria Funcional,Padrão, Unidade de Lotação, Unidade de Exercício e Horário de Trabalho.

CERTIFICAÇÃO:      Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 100% (cem por cento) do curso.

OBSERVAÇÃO:         Contatos através dos telefones: 3397-6720; 3397-6719.

ÁREA PROMOTORA:        Diretoria Regional de Educação São Mateus - Profº Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani. Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – Profª Claudete Vieira da Silva, e, parceria com o Núcleo de Educação Etnicorracial – SME.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário