quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fórum internacional do esporte escolar

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 03/12/2014 – PÁGINA 18
COMUNICADO Nº 1.760, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2014

FÓRUM INTERNACIONAL DO ESPORTE ESCOLAR: Legado intangível e modelos pedagógicos. O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Assessora da Coordenadoria dos CEUs / Projetos Especiais da SME/G, Comunica a realização do FÓRUM INTERNACIONAL do ESPORTE ESCOLAR: promovido em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo e a Escola de Educação Física e Esporte – USP.

JUSTIFICATIVA:
O Esporte Educacional enquanto fenômeno social necessita, para sua compreensão, de uma reflexão acerca de sua história e consequentemente dos marcos essenciais que a constituíram. As razões e os significados atribuídos ao Esporte Educacional evoluíram a cada mudança político-social, e essas mudanças refletiram diretamente nos objetivos educacionais do desporto ao longo de sua existência.
O grande movimento existente no Esporte e na Escola remete diretamente à necessidade de implementação de políticas públicas adequadas, que levarão a ações concretas e efetivas para acompanhar com qualidade e pertinência as mudanças sociais e suas novas demandas. Nesse entendimento, as possibilidades devem ser propostas e avaliadas de forma integral pelos protagonistas dessas ações, em qualquer que seja sua atuação.

1 - OBJETIVOS:
* Refletir sobre o Esporte na Escola e suas implicações sociais e culturais, enquanto possibilidades de promoção da educação e exercício da cidadania;
* Estimular a reflexão, por parte do professor, sobre como criar ações permanentes para que seus alunos pratiquem exercícios físicos regularmente, além das aulas de educação física;
* Estimular a discussão sobre a competição, a cooperação e os valores.
* Difundir, na comunidade escolar, conhecimento sobre os benefícios do estilo de vida ativo;
* Apresentar e propiciar a reflexão sobre diferentes enfoques teóricos para a prática esportiva voltada para adolescentes, na perspectiva do Esporte Escolar de participação.

2 - PÚBLICO ALVO
* Diretor de Escola;
* Coordenador Pedagógico;
* Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I;
* Professor de Ensino Fundamental II e Médio;
* Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas;
* Coordenador de Núcleos e Projetos (CEUs);
* Gestor de CEUs;

3 – CRONOGRAMA:
8h30 às 9h15 – Credenciamento
9h15 – Abertura
9h20 – Conferência:
Legado Intangível: o imaginário do esporte no currículo oculto da Educação Física e Esporte.
Profa. Dra. Kátia Rúbio (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo). Fez mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona.
Atualmente é associada da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem 19 livros publicados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos. É membro da Academia Olímpica
Brasileira. Professora convidada da Academia Olímpica Internacional para ministrar os cursos de Pós-graduação.
10h – Coffe Break
10h30 às 12h20 – Mesa Modelos Pedagógicos:
Modelos pedagógicos na Educação Física e no Esporte.
Dr. David Kirk (Universidade de Strathclyde, Reino Unido) - Mestre em teoria da educação pela Universidade de Glasgow e doutor em desenvolvimento de currículo pela Universidade de Loughborough. Atualmente é o diretor da faculdade de educação da Universidade de Strathclyde, Reino Unido.
Envolvendo meninas adolescentes na Educação Física: apoiando-as no processo de tornarem-se fisicamente ativas.
Dra. Kimberly Oliver (New Mexico State University, Estados Unidos) – Mestre em Educação Física pela California State University e doutora em currículo e instrução pela Virginia Tech. Atualmente é docente no Departamento de Performance Humana, Dança e Recreação em New Mexico State University, Estados Unidos.
Modelo pedagógico do esporte para meninos residentes em áreas de vulnerabilidade social no Brasil.
Dda. Carla Luguetti (Universidade de São Paulo) – Mestre e doutoranda pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
12h 30 – Encerramento

4. DATA E LOCAL:
Dia 11 de dezembro de 2014.
Auditório Museu do Futebol Praça Charles Miller, S/N Estádio do Pacaembu

5. CARGA HORÁRIA/HORÁRIO: 4 horas - das 8h30 às 12h30.

6. INFORMAÇÕES GERAIS:
* Haverá dispensa de ponto para os participantes.
* O servidor inscrito deverá apresentar relatório de participação a chefia imediata, no prazo de 3 dias após o término do Fórum.

6. CERTIFICAÇÃO:
Fará jus ao certificado o inscrito no evento que participar na sua totalidade.

7. INSCRIÇÕES/VAGAS:
* Os interessados poderão se inscrever pelo site www.oe.org.br
* As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Serão oferecidas 200 vagas sendo 40 vagas para os alunos da graduação e pós – graduação da USP.


8. ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria dos CEUs/ Projetos Especiais, Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo - FEDEESP
Apoio: Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte – PROEX


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário