sábado, 28 de março de 2015

Curso de formação: “CIÊNCIAS DA NATUREZA: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria - Desafios e Práticas na Educação Paulistana – Aprofundamento I”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/03/2015 – PÁGINA 45
PUBLICADA POR OMISSÃO DO DOC DE 04/03/2015.
COMUNICADO Nº 18.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P - Divisão de Orientação Técnico- Pedagógica, COMUNICA a realização do curso de formação: “CIÊNCIAS DA NATUREZA: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria - Desafios e Práticas na Educação Paulistana – Aprofundamento I”.

JUSTIFICATIVA: Temos o desafio de estudarmos grupos culturais, gênero, história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, considerarmos marcadores identitários como, portadores de deficiência, migração e imigração, faixas etárias, sexualidade, na construção de um currículo integrador e emancipatório, que possibilite aos educadores e estudantes compartilharem práticas inovadoras, condizentes com um mundo complexo e globalizado, através da elaboração de projetos voltados à formação multicultural e à formação crítica, com diálogo entrea teoria e a prática, estimulando a “autoria” dos estudantes, com ações propositivas, pesquisa, produção científica e cultural envolvendo a totalidade de professoras e professores do Ensino Fundamental das Unidades Escolares.

OBJETIVOS:
- Intensificar as ações de formação dos professores do Ensino Fundamental para que possam, a partir dos princípios da interdisciplinaridade, construir um currículo integrado entre as áreas de conhecimento, na garantia dos direitos e objetivos da aprendizagem, para que os estudantes aprendam a olhar o mesmo objeto de conhecimento na perspectiva dos diferentes componentes curriculares a partir de um planejamento conjunto no ciclo interdisciplinar favorecendo os princípios da docência compartilhada;
- Aprofundar, dentro da proposta de organização curricular do “Gaia Education”, apresentada no curso de formação de 2014, a “Abordagem Sistêmica e a Ecologia Profunda”, como base epistemológica facilitadora na fundamentação de novos paradigmas da educação dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
- Amplificar os conceitos da Ecologia Geral como exercício de aplicação da Abordagem Sistêmica nas “Dimensões Macroscópicas e Microscópicas de Leitura de Mundo”, e nas“Análises de Sistemas Complexos” implicando na elaboração de projetos, ações e sequências didáticas com pressupostos de interdisciplinaridade;
- Discutir a aplicação da “Metodologia Científica Clássica” numa perspectiva de superação de paradigma, avançando para modelos mais abrangentes que incorporem múltiplas linguagens
e produções coletivas, como produto final dos trabalhos de autoria.

CONTEÚDOS:
- “Dimensão Ecológica”, a “Abordagem Sistêmica” e a “Ecologia Profunda” como facilitadores na reorganização e reorientação curricular da área de Ciências da Natureza;
- Proposta de “Análise de Sistemas Complexos”;
- Um olhar sobre as produções de 2014 dos professores – Trocas de - Experiências e Elaboração de Referenciais;
- “Análise de Sistemas Complexos”, partindo das realidades locais das Unidades Educacionais: Definição de Temas;
- Elaboração e Organização de Plano de Trabalho Interdisciplinar;
- Apresentação das Produções e Discussão.

METODOLOGIA:O trabalho formativo pressupõe uma metodologia que envolverá a exposição de uma base teórica que fomente um diálogo entre os diferentes pontos de vista, concepções, visões de mundo, e interfaces com as práticas pedagógicas presentes no cotidiano. Neste sentido, serão propostas atividades práticas com dinâmicas de grupo sobre cada tema proposto para serem vivenciadas e discutidas ao final de cada encontro.

PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio, da área de conhecimento de Ciências da Natureza, em regência, em complementação de jornada ou em Módulo, da Diretoria Regional de Educação da Penha.

LOCAL:O cronograma de atividades será realizado em 2 (dois) polos localizados em Unidades Educacionais da DRE Penha, à saber:
POLO PENHA/ERMELINO (PE): – EMEF Visconde de Cairú, localizada na Praça Araruva, 199 - Cidade Patriarca.
POLO MOOCA/PENHA (MP I): – Laboratório de Informática da DRE Penha, localizado na EMEF Doutor Fábio da Silva Prado, na Rua Taquari, 459 – Mooca.

CRONOGRAMA:
Turma 1 (PE manhã): 26/03; 23/04; 21/05; 25/06;
Turma 2 (PE tarde): 26/03; 23/04; 21/05; 25/06;
Turma 3 (MP I manhã): 09/04; 07/05; 11/06; 03/07;
Turma 4 (MP I tarde): 09/04; 07/05; 11/06; 03/07.
HORÁRIO: Turmas da Manhã - das 08h00 às 12h00; Turmas da Tarde - das 13h30 às 17h30.

CARGA HORÁRIA:16 horas presenciais.

REGÊNCIA: Seomara Germano – RF. 690.715.6/1

VAGAS:40 vagas por turma. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma sendo as mesmas consideradas por ordem de chegada.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas somente via e-mail: smedrepenhaadm@prefeitura.sp.gov.br   aos cuidados da DOT-P, por meio da ficha de inscrição padrão, que será encaminhada pela DRE Penha. Só serão aceitas inscrições, via memorando, no caso da escola apresentar problemas com a internet. As fichas deverão ser devidamente preenchidas, com todos os dados solicitados: nome da EMEF, área de conhecimento, turma pretendida, RF, vínculo, nome completo (sem abreviação), cargo, função, padrão, unidade de lotação, unidade de exercício, RG, CPF.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (setenta e cinco por cento) e conceito de aproveitamento satisfatório (S), sendo considerados, como instrumentos de avaliação os registros de participação, as devolutivas das tarefas propostas, a sistematização de uma ação coletiva que pressuponha um currículo interdisciplinar, ou um registro de uma ação em processo na Unidade Educacional.

OBSERVAÇÃO: Contatos através dos telefones: 3397- 9151, 3397-9152, 3397-9153 e 3397-9154.

ÁREA PROMOTORA:Diretoria Regional de Educação Penha - Profº Marcos Mendonça. Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – Profª Suzandayse Cesarino Lovotrico.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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