segunda-feira, 2 de março de 2015

Curso de formação (DRE SANTO AMARO): “O plano de ensino e a avaliação para a aprendizagem: uma relação necessária”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 21/02/2015 – PÁGINA 94
COMUNICADO Nº 25, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2014.

A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do curso de formação: “O plano de ensino e a avaliação para a aprendizagem: uma relação necessária”.

JUSTIFICATIVA: Considerando: a centralidade do plano de ensino no fazer docente enquanto guia do trabalho desenvolvido ao longo do ano; a importância de uma avaliação bem planejada que permita acompanhar as aprendizagens e regular a progressão dos educandos ao longo dos ciclos; as mudanças instituídas com o Programa de Reorganização Curricular Mais Educação São Paulo, o presente curso se apresenta como meio para implementação do eixo “avaliação para a aprendizagem” do Programa Mais Educação, propondo a construção de objetivos de ensino que se constituam em pontos de apoio para o desenvolvimento de uma avaliação que permita aos educadores emitirem julgamentos sobre o processo de aprendizagem.

OBJETIVOS:
- Apresentar os aspectos que devem estar contidos no plano de ensino para favorecer a realização de uma avaliação para a aprendizagem;
- Discutir as relações entre currículo em ação e avaliação para a aprendizagem, além de aspectos técnicos envolvidos na elaboração de instrumentos de avaliação, permitindo com isso uma coleta de informação mais rigorosa para alimentar o julgamento e a tomada de decisão.

CONTEÚDOS:
1º Encontro: Reflexões conceituais: currículo e avaliação – o que são e quais são suas funções?
2º Encontro: A elaboração do plano de aula: centralidade na explicitação dos objetivos para o bom acompanhamento.
3º Encontro: Avaliação para a aprendizagem: construindo instrumentos que se coadunem com o plano de aula; o acompanhamento das aprendizagens e o replanejamento.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialogadas, com discussão e análise de literatura pertinente ao planejamento e à avaliação, análise de avaliações produzidas pelos educadores e proposição de oficinas.
REGÊNCIA:
Bárbara Barbosa Born – RF 790.722-2

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio em atuação nas EMEFs, EMEFM, EMEBS e CIEJA da DRE SantoAmaro.

CRONOGRAMA:
TURMA A – 02/03, 10/03 e 16/03, das 08h às 12h.
TURMA B - 02/03, 10/03 e 16/03, das 13h30 às 17h30.
TURMA C – 03/03, 12/03 e 17/03, das 08h às 17h30.
TURMA D – 03/03, 12/03 e 17/03, das 13h30 às 17h30.

CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais divididas em três encontros de 4 horas.

VAGAS: 74 vagas por turma, devendo ser preenchidas observando a seguinte distribuição: dois professores por unidade/ turma, respeitado o seu turno de trabalho, sendo um em JBD e um em JEIF, totalizando 8 vagas por unidade. Os nomes indicados deverão ser consensuados pela unidade.

LOCAIS:
TURMAS A e B: 10/03 – Auditório do CEU CAMINHO DO MAR – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro.
02/03 e 16/03 – Anfiteatro do Centro Cultural Jabaquara – Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara.
TURMAS C e D – Sala Multiuso do CEU ALVARENGA – Estradado Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco.

INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 23 e 26 de fevereiro, pela equipe gestora, exclusivamente pelo e-mail cursosdresa@gmail.com enviando as seguintes informações:
nome completo, RF, CPF, Cargo, Função, Unidade de Lotação, Unidade de Exercício, QPE, Vínculo e e-mail. Solicitamos que somente sejam enviadas inscrições após a unidade ter consensuadosos nomes dos inscritos.
CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) e conceito “S” (satisfatório).
ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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