sexta-feira, 6 de março de 2015

Curso optativo de fotografia (nas ondas da fotografia).

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 06/03/2015 – PÁGINA 33
COMUNICADO Nº 310 DE 05 DE MARÇO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), COMUNICA aos educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a realização do CURSO OPTATIVO DE FOTOGRAFIA (NAS ONDAS DA FOTOGRAFIA).

I- JUSTIFICATIVA:
A fotografia é uma importante forma de comunicação e tem papel fundamental na preservação da memória histórica.
Ela educa o olhar e contribui para a análise crítica do uso das imagens nos meios de comunicação. Diante das novas propostas de formação no Programa Nas Ondas do Rádio, o curso de fotografia se propõe a desenvolver noções básicas e esclarecer sua importância como ilustração de uma matéria jornalística, além de instigar a análise crítica de sua utilização na mídia. Dessa forma, os profissionais de educação terão um instrumento a mais para desenvolver os projetos de Educomunicação em suas unidades de ensino.

II- OBJETIVO:
Desenvolver competências para a utilização da fotografia como instrumento de comunicação nos projetos desenvolvidos na escola.

III- METODOLOGIA:
Aulas expositivas, abordando noções básicas de fotografia, sua importância como ilustração de uma matéria jornalística e a análise crítica de sua utilização na mídia. Realização de exercícios práticos para absorção do conteúdo e saída fotográfica para produção de trabalho final.

IV- CONTEÚDO:
- História da fotografia; Conceitos de fotografia, comunicação e criatividade;
- Equipamento fotográfico (tipos, modelos, fabricantes, funcionamento);
- Linguagem fotográfica; Condicionamento do olhar. Enquadramento e regras de composição;
- Fotojornalismo; Saída fotográfica para prática; Análise das fotos produzidas;
- Noções gerais de tratamento digital das imagens; Formas e locais de publicação das imagens.

V- PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

VI- CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais

VII- CRONOGRAMA – HORÁRIO:

a)- DRE CAMPO LIMPO (Turma 1)
Quartas-feiras: 13:30 às 16:30 h
Datas: 18, 25/03 e 01-15/04
Local: Laboratório de informática DRE Campo Limpo, Avenida João Dias, 3763 – Jardim Santo Antônio
Regência: Eduardo Cunha Bonini e Carlos Alberto Mendes de Lima

b)- DRE CAPELA DO SOCORRO ( Turma 2)
Terças-feiras: 14:00 às 17:00 h
Datas: 31/03 e 07-14-28/04
Local: Laboratório de informática DRE Capela do Socorro, Rua Monte Carlo, nº 25 – entrada pela Rua Adib Chamas, nº 112 - Veleiros
Regência: Regina Aparecida Vilela dos Santos e Carlos Alberto Mendes de Lima

c)- DRE GUAIANASES ( Turma 3)
Quintas-feiras: 13:30 às 16:30 h
Datas: 12-19-26/03 e 02/04
Local: Laboratório de informática DRE Guaianases, Rua João dos Reis, nº 04 – Vila Princesa Isabel
Regência: Regina Aparecida Vilela dos Santos e Carlos Alberto Mendes de Lima

d)- DRE SANTO AMARO – (Turma 4)
Quintas-feiras: 08:30 às 11:30 h
Datas: 9-16-23-30/04
Local: Laboratório de informática educativa da DRE Santo Amaro, Rua Abelardo Ribeiro César, 370 – 4º andar – Vila Alexandria
Regência: Regina Aparecida Vilela dos Santos e Carlos Alberto Mendes de Lima

e)- DRE SÃO MIGUEL – (Turma 5)
Quintas-feiras: 08:30 às 11:30 h
Datas: 12-19-26/03 e 02/04
Local: Laboratório de informática DRE São Miguel, Avenida Nordestina, 747 – São Miguel Paulista
Regência: Regina Aparecida Vilela dos Santos e Carlos Alberto Mendes de Lima

VIII- RECURSOS:
Laboratório de Informática, equipamentos de imagem e som (Data show e câmeras fotográficas)

IX- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante o desenvolvimento do curso, mediante acompanhamento das atividades práticas e do material produzido na formação. Esse material poderá/deverá ser publicado em local determinado pela coordenação do programa.

X- CERTIFICADOS:
Haverá certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou “P” (plenamente satisfatório), frequência igual a 100% e produção de material ao final do curso.

XI- INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas a partir do dia 07 de março, enquanto durarem as vagas, através do site do Programa Nas Ondas do Rádio http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/inscricoes

XII- NÚMERO DE VAGAS:
25 vagas por turma, sendo no máximo 2 inscrições por unidade educacional, salvo quando não completarem o número mínimo de vagas. Cancelamento de participação, regras no site de inscrição.

XIII - ÁREA PROMOTORA: DOT - Nas Ondas do Rádio




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário