sexta-feira, 27 de março de 2015

Curso optativo: “Debatendo e Enfrentando o Bullying Homofóbico e Sexista no Ambiente Escolar”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/03/2015 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 02, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Pirituba, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica e, considerando a importância de temas relevantes à educação contemporânea, COMUNICA a realização do Curso optativo: “Debatendo e Enfrentando o Bullying Homofóbico e Sexista no Ambiente Escolar”.

I- JUSTIFICATIVA: Em um número crescente, na sociedade brasileira, pessoas são discriminadas no interior das instituições sociais, dentre elas a ESCOLA. Estudos recentes revelam que alunos(as) sofrem um tipo de agressão muito velada que na maioria das vezes passam por “inofensivas” brincadeiras, mas deveriam ser reconhecidas como discriminatórias que colaboram para o aumento do Bullying. A Prefeitura de São Paulo, através da Lei 14.957, de julho de 2009 institui e incentiva projetos educacionais de conscientização, prevenção e debates que combatam este comportamento, oportunizando a formação de educadores e equipe gestora das escolas, através da implementação de ações que promovam o enfrentamento e prevenção do bullying sexista e homofóbico.

II- OBJETIVO GERAL:
- Romper com o silêncio social em torno do sexismo e da homofobia, ambos relacionados à construção e a hierarquização discursiva das identidades sexuais binárias: masculino e feminino / a heterossexual e a homossexual.

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conceituar numa perspectiva pós-estruturalista o embasamento teórico sobre Gênero e Identidades Sexuais;
- Debater e conceituar o que é bullying, homofobia e sexismo e como essas práticas permeiam as Instituições Sociais como Família, Igreja e Escola;
- Esclarecer e instrumentalizar os profissionais da educação no que se refere ás de inclusão aos LGBTS , através de propostas pedagógicas;
- Criação e socialização de ações interventivas no espaço escolar, visando o combate do sexismo e da homofobia na Instituição escolar.

IV- CONTEÚDOS:
- Estudos avançados em Gênero e Sexualidade;
- Debatendo e Enfrentando o Bullying, o sexismo e a homofobia;
- Diversidade sexual e legislação;
- Construção de práticas educativas de conscientização da diversidade escolar.

V- PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Gestor do CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca, Assistentes Técnico de Educação I que atuem em DOT-P e os profissionais que atuam no CEFAI, jurisdicionados à DRE Pirituba.

VI- LOCAL DO CURSO: DRE Pirituba – Rua Aurélia, 996 – Vila Romana.

DATAS: Segundas-feiras, 06,13, 20 e 27 de abril de 2015.

HORÁRIO: 19h30 às 22h30.

VII- CARGA HORÁRIA: total do evento: 12 horas.

VIII- NÚMERO DE VAGAS: 60 vagas

IX-INSCRIÇÕES:A inscrição deverá ser feita através do link:
www.dre-pj.com.br/educacaointegral  , no qual deverão ser fornecidos os seguintes dados: Nome completo, nº do RF, Vínculo, Cargo/Função, Padrão (QPE), Nome da Unidade de Lotação / Unidade de Exercício, Horário de trabalho, telefone para contato e e-mail, até o término das vagas. Observação: Por se tratar de curso optativo, não haverá dispensa de ponto.

X- AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: A avaliação será realizada por meio da frequência em 100% nas atividades do curso.

XI- REGENTE: Prof. Jair Bueno de Araújo – RF: 749.106.9 - Vínculo: 1

XII- ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá/ DOT-P.

XIII- COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO: Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá/ DOT-P.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário