terça-feira, 3 de março de 2015

Curso Optativo EAD: “Conhecimento, Matemática e Diversidade Cultural”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/02/2015 – PÁGINA 34
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - FREGUESIA/ BRASILÂNDIA
COMUNICADO Nº 10, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015.

A Diretora Regional de Educação da Freguesia Brasilândia, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representoua Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P, DIVULGA a realização do Curso Optativo EAD: “Conhecimento, Matemática e Diversidade Cultural”.

JUSTIFICATIVA: Considerando o Eixo: Qualidade – Currículo e Qualidade Social da Educação, o currículo é compreendido como um movimento em processo permanente de reorientação a partir de uma perspectiva dialógica, pautado pela busca de qualidade social. Instruir-se em matemática é um direito básico de todos e uma necessidade individual e social de homens e mulheres. Saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente etc., são requisitos necessários para exercer a cidadania, o que demonstra a importância da matemática na Educação Básica. A análise do IDEB mostra-nos que ainda há um longo caminho a trilhar quando se trata do ensino da matemática apontando para a necessidade urgente de mudanças não só no que ensinar, mas principalmente, em como ensinar e avaliar e também nas formas de organização das situações de ensino e de aprendizagem. Somente com o envolvimento de toda a comunidade escolar em atividades e projetos pedagógicos envolvendo a matemática é que conseguiremos avançar. Para tanto, propomos o presente curso de formação.

OBJETIVOS:
- Implantar na escola uma cultura que considere todos os seus espaços como potenciais ambientes de aprendizagem da matemática;
- Estabelecer conexões entre os diferentes campos da matemática e dela com o conhecimento de outras áreas curriculares, fortalecendo o trabalho interdisciplinar por projetos.
- Instrumentalizar a construção, com toda comunidade escolar, de conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções;
- Desenvolver projetos matemáticos visando a aprendizagem e promoção de alunos, com diferentes motivações, interesses e capacidades, criando condições para a sua inserção num mundo em mudança e contribuindo para desenvolver as capacidades que deles serão exigidas em sua vida social e profissional.

CONTEÚDOS:
- Plataforma digital de Edmodo como ferramenta EAD;
- A História da Matemática e seus reflexos na Aprendizagem Escolar;
- A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem;
- Ciência, Tecnologia e Sociedade; Atividades Práticas; Analisando as raízes socioculturais do conhecimento matemático.

METODOLOGIA: Aula expositiva, análise de textos e imagens, uso de recursos audiovisuais, fóruns de discussão e atividades.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

CARGA HORÁRIA: 20h, sendo 4h presenciais e 16h por Educação à Distância – EAD.

NÚMERO DE VAGAS: 100

CRONOGRAMA:
Turma A:
Presencial: em um dos dias indicados
10/03 (terça-feira): 8-12h ou 14-18h ou 19-23h
12/03 (quinta-feira): 8-12h ou 14-18h ou 19-23h
13/03 (sexta-feira): 8-12h ou 14-18h ou 19-23h
14/03 (sábado): 8-12h
EAD:
Módulo 1: 23/03 a 29/03
Módulo 2: 30/03 a 05/04
Módulo 3: 06/04 a 12/04
Módulo 4: 13/04 a 19/04

LOCAL:
Presencial
Diretoria Regional de Educação Freguesia / Brasilândia - Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66, Vila Arcádia.
EAD - Plataforma Edmodo - https://www.edmodo.com

INSCRIÇÃO: Turma A de 27/02 (sexta-feira) a 03/03 (terça feira) no link http://goo.gl/9QsvVG
Obs: As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.
REGENTES: Cesar Augusto do Nascimento – RF 748.346.5/1; Mara Lopes Figueira de Ruzza – RF 772.311.3/1; Ana Lucia Budin Cruz – RF 620.384.1/1; Ana Paula Lopes dos Santos Oliveira – RF 747.944.1/1; Edmar Silva – RF 707.610.0/2; Eleonora Cordeiro Mattoso – RF 793.023.2/1; Kelly Cristina Gravários ciano Silva – RF: 740.101.9/1; Maria Izilda Almeida Borges – RF 639.489.2/2; Sisi Maria Ventura – RF 580.553.8/2

AVALIAÇÃO: Frequência na aula presencial, participação no ambiente virtual e entrega de atividades via plataforma de EAD.
CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação.
OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.
ÁREA PROMOTORA:
Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Freguesia/Brasilândia. Proposta de validação nº 249/14
RESPONSÁVEL: Cesar Augusto do Nascimento – RF 748.346.5/1




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário