sexta-feira, 20 de março de 2015

Curso Optativo: “TIM Faz Ciência – operações intelectuais na construção do conhecimento”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/03/2015 – PÁGINA 47
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DESANTO AMARO
COMUNICADO Nº 26, DE 11 DE MARÇO DE 2015

A Diretora Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnico- Pedagógica, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “TIM Faz Ciência – operações intelectuais na construção do conhecimento”.

JUSTIFICATIVA: Considerando a importância do desenvolvimento do protagonismo das crianças e jovens na construção de seus conhecimentos, e a centralidade da construção de saberes interdisciplinares proposta do Programa Mais Educação São Paulo, o presente curso se propõe a discutir a produção do conhecimento por meio de sete operações intelectuais: DEFINIR, QUESTIONAR, OBSERVAR, CLASSIFICAR, GENERALIZAR, VERIFICAR E APLICAR. Elas fazem parte do programa TIM Faz Ciência, que abarca uma serie de atividades pautadas no desenvolvimento dessas operações.

OBJETIVOS:
- Promover o letramento científico, aqui compreendido como ensino de competências básicas para a compreensão, utilização, expansão e comunicação dos discursos próprios da produção científica;
- Desenvolver as sete operações intelectuais: Definir, Observar, Classificar, Questionar, Verificar, Aplicar e Generalizar, sob os aspectos pragmáticos, que envolvem a aplicação e uso dessas operações para resolução de problemas;
- Potencializar os aspectos analíticos que envolvem o reconhecimento do uso e dos produtos dessas mesmas operações na produção científica.

CONTEÚDOS:
1º Encontro - Apresentação do Programa TIM Faz Ciência, conceitos e objetivos; Exploração e orientação de uso dos materiais didáticos; Mecanismos de suporte e acompanhamento;
2º Encontro - Avaliação por rubricas – fundamentos e modo de usar;
3º Encontro - Aspectos epistemológicos – os elementos de ensino e aprendizagem;
4º Encontro - Apresentação dos resultados e avaliação do programa; relatos de prática.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialogadas, integradas aos relatos de práticas dos educadores.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Assistente Técnico Educacional I em atuação nas EMEFs, EMEFM, EMEBS, CIEJA e DOT-P da DRE Santo Amaro que estejam participando do programa TIM Faz Ciência.

CRONOGRAMA: 23/03, 06/04, 03/08 e 03/11, das 19h às 22h30

CARGA HORÁRIA: 14 horas.

VAGAS: 70 vagas.

LOCAL: Auditório da DRE – Santo Amaro: Rua Dr. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria – 1º Andar.

REGÊNCIA: Lilian Faversani e César Augusto Amaral Nunes

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizada exclusivamente por meio do link: http://goo.gl/forms/jwxrylsGyo  até o dia 20/03.

AVALIAÇÃO: Baseada na frequência e na realização de atividades durante o curso

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) e conceito (S).

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.

RESPONSÁVEL: Bárbara Barbosa Born



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário