quinta-feira, 26 de março de 2015

Curso: “Os Direitos de Aprendizagem e a produção textual escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Módulo I”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/03/2015 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 38, DE 10 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a formação em serviço do Curso: “Os Direitos de Aprendizagem e a produção textual escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Módulo I”.

I-JUSTIFICATIVA:
A formação continuada dos professores dos 4º e 5º anos do Ciclo Interdisciplinar a partir do Programa Mais Educação São Paulo, dos Direitos de Aprendizagem indicados no documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para a Definição dos Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização” e dos resultados de avaliações internas e externas, promoverá o desenvolvimento de estudos que propiciem elementos para a progressão da aprendizagem de leitura e escrita dos estudantes por meio de práticas de produção textual na escola na perspectiva de continuidade dos pressupostos pautados pelo PNAIC.

II-OBJETIVOS:
* Oferecer fundamentos teóricos sobre texto e produção textual imbricados em práticas discursivas de diversas situações comunicativas vivenciadas no cotidiano;
* Refletir sobre as estratégias e comportamentos escritores inerentes às práticas de linguagem;
* Tematizar modalidades didáticas e organizativas necessárias para a garantia dos direitos e o acompanhamento dessas aprendizagens.

III-CONTEÚDOS:
* Direitos de Aprendizagem e Gêneros textuais;
* Estrutura da sequência narrativa;
* Planejamento do ensino de produção de textos escritos na escola;
* Avaliação e reescrita de textos.

IV-METODOLOGIA: Os encontros formativos terão como princípio metodológico a dialogicidade, reflexão, tematização da prática e o registro na construção dos saberes necessários para a atuação do professor dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tendo como referencial teórico o documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para a Definição dos Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização”, os pressupostos do PNAIC e pesquisas sobre os conteúdos objetos dos encontros formativos.

V-PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I regentes do 4º e 5º anos Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares da DRE Itaquera.

VI-CARGA HORÁRIA: 17 horas, sendo que a carga horária total será distribuída da seguinte maneira: 4 (quatro) encontros presenciais com 4h de duração e 1h não presencial a ser dedicada à elaboração de proposta de ação envolvendo os conteúdos estudados no curso.

VII-CRONOGRAMA:
Turma A: Horário: 8h às 12h
Turma B: Horário: 13h30m às 17h30m
Dias: 27/03/2015; 15/04/2015; 20/05/2015 e 17/06/2015
Turma C: Horário: 8h às 12h
Turma D: Horário: 13h30m às 17h30m
Dias: 01/04/2015; 06/05/2015; 03/06/2015 e 19/06/2015
Turma E: Horário: 8h às 12h
Turma F: Horário: 13h30m às 17h30m
Dias: 10/04/2015; 07/05/2015; 16/06/2015; 30/06/2015
Observação: Turmas com menos de 40% das inscrições poderão ser reagrupadas.

VIII-LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: CEU Aricanduva (Sala de web conferência - UAB) - Rua Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa Terezinha - São Paulo – SP

IX-REGENTE: Prof.ª Jandira de Oliveira Costa – RF: 583.621.2

X-CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência e participação de 100% e apresentarem o projeto proposto no curso.

XI-RECURSOS MATERIAIS: Cada participante deverá trazer uma produção de texto escrito (um estudante) proposta para sua turma, no encontro inicial.

XII-INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível no seguinte endereço: http://goo.gl/bTb8R5 . O interessado deverá aguardar um e-mail de confirmação da inscrição. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem de inscrição. Ressaltamos que a vaga para o curso só poderá ser considerada garantida quando o interessado receber a confirmação da inscrição.

XIII-TOTAL DE VAGAS: 37 (trinta e sete), sendo 30 (trinta) para Professores, 5 (cinco) para Coordenadores Pedagógicos e 2 (dois) Supervisores Escolares em cada turma.
DESDOBRAMENTOS DA AÇÃO FORMATIVA NA UNIDADE DE EXERCÍCIO DO/A EDUCADOR/A: Aos educadores compete a responsabilidade de contribuir e problematizar as práticas educativas nas Unidades, fortalecendo a articulação no Projeto Político Pedagógico.

XIV-BIBLIOGRAFIA:
ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. V. Introdução à linguística textual. 2ª ed. São Paulo, 2009.
SCHNEUWLY, B e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
XV-ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/ DOT-P
XVI-RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F:580.873.1





OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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