sábado, 14 de março de 2015

DRE - curso de formação continuada “Educação Infantil: aprimorando olhares”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/03/2015 – PÁGINA 50
COMUNICADO Nº 01 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015

O Diretor Regional de Educação Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica COMUNICA a realização do curso de formação continuada “Educação Infantil: aprimorando olhares”, conforme segue:

JUSTIFICATIVA: Em continuidade às ações de implementação do Programa Mais Educação São Paulo e demais publicações da Rede Municipal de Educação e considerando as principais demandas formativas apontadas ao longo do ano de 2014, reafirma-se a relevância de considerar que a infância não se encerra aos cinco anos e onze meses de idade, e que a criança continua potente e criativa ao ingressar no ensino fundamental tendo como principais linguagens a arte, a brincadeira e as interações. Com foco na construção do trabalho pedagógico em múltiplas linguagens e considerando a pluralidade das comunidades e as singularidades dos contextos educacionais, buscamos a constituição de uma documentação pedagógica que contribua para que as dimensões de currículo, gestão pedagógica e avaliação estejam integradas entre CEI, EMEI e EMEF rompendo com a cisão entre estas.

OBJETIVOS:
- Fortalecer a cultura reflexiva nas escolas, com foco na articulação entre o Projeto Especial de Ação (PEA) e os Planos de Trabalho à luz do Projeto Político Pedagógico (PPP) assentado nas publicações e legislações institucionais pertinentes à Educação Infantil Paulistana;
- Construir coletivamente referências para a organização de rotinas e documentação pedagógica qualificada no atendimento às crianças e bebês;
- Implantar e implementar os documentos institucionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo, que subsidiarão as ações formativas na perspectiva também da integração curricular entre as diferentes etapas;
- Valorizar e acompanhar as práticas e projetos desenvolvidos nas Unidades da Educação Infantil.
METODOLOGIA: Dar-se-á por meio do processo de ação reflexão-ação, reiterando a importância da leitura, discussão, Fé da tematização de práticas, dupla conceitualização, problematização e sistematização dos conteúdos formativos na relação dialógica e investigativa entre teoria e prática. A metodologia também contará com a participação e realização de vivências socializadoras, com o acompanhamento das ações de formação no/do cotidiano da escola, plantões, visitas e registros, de modo a dar visibilidade às ações advindas de uma proposta políticopedagógica  integradoras.

PÚBLICO ALVO: Diretores (as) de Escola e Coordenadores (as) Pedagógicos (as) da Educação Infantil - Rede Direta desta Diretoria e “CONVIDA” os demais Gestores das EMEIs e CEIs Diretas (Supervisor Escolar e Assistente de Diretor de Escola).

Nº DE VAGAS: 124

INSCRIÇÕES: dia 16/03/2015 das 9:00 as 16:00 na Diretoria de Orientação Técnico Pedagógica Guaianases – Rua: João dos Reis, 04 – Vl. Princesa Isabel.

CRONOGRAMA:

PERÍODO: de março a dezembro de 2015.

DATAS: 19/03, 26/05, 30/07, 10/09, 26/11 e 11/12.

CARGA HORÁRIA: 36 horas, sendo 6 horas cada encontro.

HORÁRIO: das 9:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Centro de Formação e Apoio a Inclusão (CEFAI).

Rua: Comandante Carlos Ruhl, 134 – Vl. Princesa Isabel

REGENTES: Carmelita Reis de Melo RF: 683.728.0 – Assistente Técnico de Educação I e Uyara Vieira Costa de Andrade RF: 771.612.5 – Assistente Técnico de Educação I.

AVALIAÇÃO:A partir da participação e frequência, realização de vivências socializadoras e fóruns de discussão e compartilhamento.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus a certificação os cursistas que obtiverem 83% de frequência.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico- Pedagógica de Guaianases.

RESPONSÁVEL:  José Ivanildo Ferreira dos Santos – RF 646687702
CONTATO: 2554-4475/ 2552-4094/ 2557-0558.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário