sábado, 28 de março de 2015

DRE - Curso de formação: “Educação de Jovens e Adultos: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria: Desafios e Práticas”.


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/03/2015 – PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 26, DE 27 DE MARÇO 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P - Divisão de Orientação Técnico- Pedagógica, COMUNICA a realização do curso de formação: “Educação de Jovens e Adultos: Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria: Desafios e Práticas”.

JUSTIFICATIVA: Vivemos a era da especialização dos saberes, mas as práticas pedagógicas devem se transformar em práticas pedagógicas significativas que dialoguem com as outras áreas. Sendo assim, precisamos dialogar, cada vez mais, com as cinco formas de atendimento da EJA (MOVA-SP, CIEJA, CMCT e EJA Regular e Modular), de modo a “(...)valorizar e evidenciar os diferentes perfis”. Vale ressaltar que é pela autoridade docente, fruto do conhecimento acumulado ao longo de sua trajetória, que o educador assumirá o papel de mediar “(...) dialogicamente o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula, como organizador da relação pedagógica, disponibilizando seus aprendizados, ao mesmo tempo em que acolhe, respeita e considera a riqueza dos saberes e culturas dos educandos”.

OBJETIVO GERAL: Intensificar as ações de formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos para que possam, a partir dos princípios da interdisciplinaridade, construir um currículo integrado entre as áreas de conhecimento. Garantindo, dessa forma, os direitos e objetivos da aprendizagem, para que os alunos aprendam a olhar o mesmo objeto de conhecimento na perspectiva dos diferentes componentes curriculares a partir de um planejamento conjunto no ciclo  interdisciplinar favorecendo os princípios da docência compartilhada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre os diferentes currículos existentes na Educação de Jovens e Adultos para subsidiar os docentes no seu planejamento e na sua prática pedagógica na perspectivados princípios interdisciplinares; oferecer aos educadores que atendem ao EJA temas e reflexões que dialoguem com o saber diário; apontar caminhos que inspirem a construção do Projeto Político Pedagógico que leve em conta as especificidades de uma educação voltada para jovens e adultos; refletir sobre novas
possibilidades de estudo e planejamento para os educadores na perspectiva da construção de uma prática que considere o perfil do educando.

CONTEÚDOS: EJA: Gênero e Identidade; EJA: o trabalho e o corpo; EJA: e a Interdisciplinaridade; EJA e a dimensão política e social do Currículo; EJA: perfil dos jovens e adultos e os diferentes territórios; EJA e as Tecnologias Digitais; EJA e a Educação Especial.

METODOLOGIA:O trabalho formativo pressupõe a exposição de bases teóricas que fomentem um diálogo entre as áreas de conhecimento. Neste sentido, serão propostas atividades práticas com dinâmicas de grupo sobre cada tema proposto para serem vivenciadas e discutidas ao final de cada encontro.

PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio em regência, complementação de jornada ou Módulo, jurisdicionados à DRE Penha.

LOCAL: O cronograma de atividades será realizado em 2 (dois) polos localizados em Unidades Educacionais da DRE Penha, à saber:

POLO PENHA/ERMELINO (PE) – EMEF Visconde de Cairú, localizada na Praça Araruva, 199 - Cidade Patriarca.

POLO MOOCA/PENHA (MP) – EMEF Jackson de Figueiredo, localizado na Rua Itapura, 210 – Vila Gomes Cardim.

CRONOGRAMA
Turma I (Noite) - Penha/Ermelino: 09/04; 14/05; 11/06 e 25/06.
Turma II (Noite) – Penha/Ermelino: 13/04; 18/05; 15/06 e 29/06.
Turma III (Noite) - Mooca/Penha: 02/04; 21/05; 18/06 e 30/06.
Turma IV (Noite) – Mooca/Penha: 14/04; 05/05; 02/06 e 16/06.

HORÁRIO: das 19h00 às 22h00.

CARGA HORÁRIA:12 horas presenciais.

REGÊNCIA: Sidnei Dalmo Rodrigues – RF. 562.680.3.02;
Wilton Luiz Duque Lyra – RF. 660.381.5.01

VAGAS: 40 vagas por turma.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas no período de 27 de março a 04 de abril de 2015, somente via e-mail: smedrepenhaadm@prefeitura.sp.gov.br  aos cuidados da DOT-P, por meio da ficha de inscrição padrão, que será encaminhada pela DRE Penha no início do período de inscrição. Só serão aceitas inscrições, via memorando, no caso da escola apresentar problemas com a internet. As fichas deverão ser devidamente preenchidas, com todos os dados solicitados: nome da EMEF, área de conhecimento, turma pretendida, RF, vínculo, nome completo (sem abreviação), cargo, função, padrão, unidade de lotação, unidade de exercício, RG, CPF.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 75% (setenta e cinco por cento), e conceito satisfatório, sendo considerados, também, como instrumentos de avaliação os registros de participação, as devolutivas das tarefas propostas, a sistematização de uma ação coletiva que pressuponha um currículo interdisciplinar, ou o registro de uma ação em processo na Unidade Educacional

OBSERVAÇÃO: Contatos pelos telefones: 3397- 9151, 3397- 9152, 3397-9153 e 3397-9154.
ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha - Prof. Marcos Mendonça. Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – Profª Suzandayse Cesarino Lovotrico.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário