terça-feira, 31 de março de 2015

DRE - Curso de formação: “O Coordenador Pedagógico como articulador do Currículo Integrador pelas Experiências e nas Práticas Linguageiras”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2015 – PÁGINA 41
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PENHA
PUBLICADA POR OMISSÃO DO DOC DE 04/03/2015.
COMUNICADO Nº 17.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA: a realização de curso de formação: “O Coordenador Pedagógico como articulador do Currículo Integrador pelas Experiências e nas Práticas Linguageiras”.

JUSTIFICATIVA: Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Infantil, a Orientação Normativa nº 01 de 2 de dezembro de 2013, os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil e a construção de “Um currículo integrador para a infância paulistana: Por uma ideia de educação infantil na cidade de São Paulo”, tendo como eixo a interação e a brincadeira e o rompimento da cisão entre: o CEI e a EMEI e destas com o Ensino Fundamental; o corpo e a mente; o brincar e o aprender; a razão e a fantasia; a experiência e a atividade; e, as concepções e as práticas, propomos a discussão desses documentos pelos coordenadores na construção do Currículo Integrador .

OBJETIVOS GERAIS:
- Intensificar as ações de formação dos Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil para que possam, a partir dos princípios éticos, políticos e estéticos, construir um currículo integrador;
- Instrumentalizar os Coordenadores Pedagógicos da Educação
Infantil para a construção de uma prática curricular integradora, buscando articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico;
- Fomentar, por meio de atividades teórico-práticas, a discussão considerando os eixos: Brincar e as Interações, a organização do espaço físico e tempo como elementos fundamentais da prática curricular integradora;
- Estimular a reflexão sobre propostas que promovam a autonomia e multiplicidade de experiências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Aprofundar a reflexão sobre as concepções: criança, infância e currículo;
- Aprofundar a discussão: “o brincar e as interações”;
- Ampliar as experiências nas práticas linguageiras;
- Aprofundar a discussão sobre as formas de organização dos tempos e espaços nas Unidades de Educação Infantil;
- Articular a construção do currículo integrador;
- Discutir os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

CONTEÚDOS: Tempos e Espaços na Educação Infantil da criança e da instituição; Experiências nas práticas linguageiras;
O Currículo Integrador como espaço de reflexão, de investigação e de aprendizagem; A prática avaliativa na Educação Infantil.

METODOLOGIA:O trabalho se dará a partir de uma metodologia dialógica e problematizadora com produções dos agentes envolvidos no processo de formação.

PÚBLICO ALVO: Coordenador Pedagógico em exercício em CEI ou EMEI da DRE Penha.

LOCAL: Auditório da EMEI Pres. Dutra, Rua Santo Elias, 146 - Tatuapé; com exceção do dia 20/03/2015, em que o encontro acontecerá na EMEF Jackson Abdala, Rua Itapura, 210, Tatuapé.

CRONOGRAMA E HORÁRIO:
GRUPO A : 20/03, 10/04, 15/05, 19/06 das 9h às 16h.
GRUPO B : 27/03, 24/04, 29/05,26/06 das 9h às 16h.
REGÊNCIA: GRUPO A: Márcia Regina Jorge – RF 671.601/1,
GRUPO B: Miriam Mançano – RF 675.723.5/1.

CARGA HORÁRIA: Total de 28 (vinte e oito) horas, divididas em 4 (quatro) encontros presenciais de 7 (sete) horas.

VAGAS:
GRUPO A: 40 vagas
GRUPO B: 40 vagas

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas através de ficha padrão enviadas às unidades de Educação Infantil pela Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica e devolvida para o e-mail: mmancano@prfeitura.sp.gov.br.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 75% (setenta e cinco por cento).

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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