terça-feira, 31 de março de 2015

DRE - curso de formação: “A Politica do Brincar, Experiências do Protagonismo e os Saberes da Experiência no Currículo Integrador- Módulo 1 - 2015”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2015 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 15, DE 04 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA: a realização de curso de formação: “A Politica do Brincar, Experiências do Protagonismo e os Saberes da Experiência no Currículo Integrador- Módulo 1 - 2015”.

JUSTIFICATIVA: Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Infantil, a Orientação Normativa nº 01 de 2 de dezembro de 2013, os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil e a construção de “Um currículo integrador para a infância paulistana: Por uma ideia de educação infantil na cidade de São Paulo”, tendo como eixo a interação e a brincadeira e o rompimento da cisão entre: o CEI e a EMEI e destas com o Ensino Fundamental; o corpo e a mente; o brincar e o aprender; a razão e a fantasia; a experiência e a atividade; e, as concepções e as práticas, propomos a discussão desses documentos para subsidiar os educadores envolvidos na construção do Currículo Integrador .

OBJETIVOS GERAIS:
- Intensificar as ações de formação dos professores da Educação Infantil para que possam, a partir dos princípios éticos, políticos e estéticos, construir um currículo integrador;
- Instrumentalizar os professores da Educação Infantil para a construção de uma prática curricular integradora, buscando articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico;
- Fomentar, por meio de atividades teórico-práticas, a discussão considerando os eixos: Brincar e as Interações, a organização do espaço físico e tempo como elementos fundamentais da prática curricular integradora;
- Estimular a reflexão sobre propostas que promovam a autonomia e multiplicidade de experiências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre as concepções: criança, infância e currículo;
- Discutir “o brincar e as interações”;
- Discutir formas de organização dos tempos e espaços nas Unidades de Educação Infantil.

CONTEÚDOS: A Política do Brincar; Tempos e espaços na Educação Infantil;- Experiências do protagonismo; Os saberes da experiência; O Currículo Integrador.

METODOLOGIA: O trabalho se dará a partir de uma metodologia dialógica e problematizadora com produções dos agentes envolvidos no processo de formação.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em regência e/ou módulo na Educação Infantil, da DRE Penha.

LOCAL: Auditório da EMEI Pres. Dutra, Rua Santo Elias, 146 - Tatuapé.

CRONOGRAMA E HORÁRIO:
Turma 1: 13/04, 18/05, 15/06, das 7h às 11h.
Turma 2: 27/04, 21/05, 23/06, das 7h às 11h.
Turma 3: 13/04, 25/05, 22/06, das 11h às 15h.
Turma 4: 27/04, 21/05, 25/06, das 11h às 15h.
Turma 5: 14/04, 26/05, 16/06, das 13h às 17h.
Turma 6: 06/04, 25/05, 22/06, das 15h às 19h.
Turma 7: 28/04, 28/05, 25/06, das 15h às 19h.

REGÊNCIA: Turmas 2 e 3: Márcia Regina Jorge – RF 671.601/1, Turmas 6 e 7: Miriam Mançano – RF 675.723.5/1e Turma 1, 4 e 5: Sandra Aparecida Melro Salim – RF 621.917.9/2.

CARGA HORÁRIA: Total de 12 (doze) horas, divididas em 3 (três) encontros presenciais de 4 (quatro) horas.

VAGAS: 40 Vagas por turma.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas através de ficha padrão enviada às unidades de Educação Infantil pela Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica e devolvidas para o e-mail: mmancano@prfeitura.sp.gov.br.  Deverá participar um professor por turno que não participou deste curso em 2014, módulo 1.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento).

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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