quarta-feira, 18 de março de 2015

DRE - Curso: A escola da diferença.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/03/2015 – PÁGINA 47
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES
COMUNICADO Nº 05, DE 03 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P e o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão, COMUNICA a realização do Curso: A escola da diferença.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando os princípios e conceitos do Documento SME ”Mais Educação São Paulo”- Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo 2013, onde “as crianças, os jovens e os adultos do Município de São Paulo são sujeitos de direitos de aprendizagem, cujas garantias cabem às instituições que zelam pela educação pública no Município” é fundamental que os educadores compreendam que o desafio maior da escola é conceber a singularidade de cada estudante como algo natural. O conhecimento teórico – prático em relação às deficiências, aos Transtornos Globais do Desenvolvimento/ TGD e Altas Habilidades/Superdotação colabora na desmistificação do desenvolvimento desses estudantes.

II - OBJETIVOS: Sensibilizar a equipe escolar quanto à importância da organização das Unidades Educacionais para atenderem a singularidade dos alunos; oferecer subsídios para práticas, ações pedagógicas, estratégias e intervenções inovadoras, para garantir ensino com qualidade dos estudantes com deficiência, TGD e Altas Habilidades/Superdotação nas Unidades Educacionais; Disseminar o conhecimento da Educação Especial sobre o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes; Refletir sobre o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Especial, na perspectiva do “Programa Mais Educação São Paulo”, por meio de estudos de caso reflexivo e construção de materiais.

III - CONTEÚDO: Legislação, concepções, princípios e diretrizes da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
avaliação para a aprendizagem; fundamentos teóricos e práticos do processo de escolarização das crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências (intelectual, física, auditiva, múltipla e visual), Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

IV - METODOLOGIA: Apresentação de filmes, explanação, palestra, oficina de construção de materiais, estudo e discussão de caso e dinâmicas de sensibilização.

V - PÚBLICO ALVO: Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio efetivos ou designados, que atuem na EMEF, EMEFM E CIEJA com alunos com deficiência, TGD ou Altas Habilidade/Superdotação e os profissionais que atuam como PAAI, na regência da SAAI e na DOT P/CEFAI jurisdicionados à DRE-G.

VI - VAGAS: 60 vagas.

VII - CARGA HORÁRIA: 30 horas, sendo 28 horas presenciais e 2 horas à distância.

VIII - CRONOGRAMA:
HORÁRIO: 8h00 às 12h00

DIAS/MESES: 07/04, 07/05, 08/06, 31/08, 03/09, 01/10 e 05/11/2015.

LOCAL: Auditório do CEFAI, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 – Guaianases, São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no CEFAI - Guaianases, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, mediante entrega de ficha de inscrição, preenchida, cópia do último holerite e memorando da Unidade Educacional informando que o professor atua com crianças com  deficiência, Autismo e Altas Habilidade/Superdotação na classe comum, no dia 27/03/2015 das 8h00 às 17h00. Uma vaga para cada Unidade Educacional, que indicará um participante para realizar o curso em horário de trabalho, desde que não comprometa o atendimento aos educandos. As vagas remanescentes serão preenchidas por sorteio, caso o número de interessados seja maior que o número de vagas.

X - AVALIAÇÃO: Participação, frequência, envolvimento e entrega de trabalho final.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% e conceito “S” (satisfatório).

XII - RECURSOS MATERIAIS: Textos, Projetor multimídia, vídeos e computador.

XIII - REGÊNCIA: Márcia Aparecida de Lima Simanovicius - R.F. 750.703.8

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-G/DOT-P/CEFAI.







OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário