terça-feira, 17 de março de 2015

DRE - Curso: O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 17/03/2015 – PÁGINA 37
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES
COMUNICADO Nº 06, DE 03 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P e o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão, COMUNICA a realização do Curso: O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando os princípios e conceitos do Documento SME “Mais Educação São Paulo”- Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo 2013, que aponta que os espaços de Educação Infantil “são lugares onde se garantem o direito à infância e à melhor condição de vida de todas as crianças – meninos e meninas, pobres, ricas, negras, brancas, indígenas, com deficiência sensorial, física, intelectual ou com transtornos globais do desenvolvimento”, é fundamental que os educadores compreendam que o desafio maior da escola é conceber a singularidade de cada criança como algo natural.

II - OBJETIVOS: Favorecer práticas que garantam o direito de participação das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades/Superdotação em todas as atividades do currículo da Educação Infantil. Disseminar o conhecimento da Educação Especial sobre o processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiências, TGD e Altas Habilidades/Superdotação. Refletir sobre a  sistematização dos registros avaliativos.

III - CONTEÚDO: Legislação, Concepções, Princípios e Diretrizes da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
Avaliação; Fundamentos teóricos e práticos do processo de escolarização das crianças, com deficiências (intelectual, física, auditiva, múltipla e visual) e com TGD; Orientação Normativa;
Indicadores de Qualidade.

IV - METODOLOGIA: Apresentação de filmes, explanação, palestra, oficina de construção de materiais e no laboratório de informática, estudo e discussão de caso e dinâmicas de sensibilização.

V - PÚBLICO ALVO: Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I efetivos ou designados, que atuem no CEI e EMEI e que tenham alunos com deficiência, TGD ou Altas Habilidade / Superdotação em suas aulas/turmas/agrupamentos e os profissionais que atuam como PAAI, na regência da SAAI e na DOT P/ CEFAI jurisdicionados à DRE-G.

VI - VAGAS: 80 vagas.

VII - CARGA HORÁRIA: 30 horas, sendo 28 horas presenciais e 2 horas à distância.

VIII - CRONOGRAMA:
HORÁRIO: 13h30 às 17h30
DIAS/MESES: 07/04, 07/05, 08/06, 31/08, 03/09, 01/10 e 05/11/2015.
LOCAL: Auditório do CEFAI, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas no CEFAI - Guaianases, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, mediante entrega de ficha de inscrição, preenchida, cópia do último holerite e memorando da Unidade Educacional apontando que o professor atua com crianças com deficiência, Autismo ou Altas Habilidade/ Superdotação, no dia 27/03/2015 das 8h00 às 17h00. Uma vaga para cada Unidade Educacional, que indicará um participante para realiza  o curso em horário de trabalho, desde que não comprometa o atendimento aos educandos. As vagas remanescentes serão preenchidas por sorteio, caso o número de interessados seja maior que o número de vagas.

X - AVALIAÇÃO: Participação, frequência, envolvimento e entrega de relatório final.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% e conceito “S” (satisfatório).

XII - RECURSOS MATERIAIS: Textos, Projetor multimídia, vídeos e computador.

XIII - REGÊNCIA: Gislaine Batista da Silva Rodrigues R.F. 745.270.5 Elen Alves de Sousa R.F. 759.440.2

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-G/DOT-P/CEFAI.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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