quarta-feira, 18 de março de 2015

DRE - Curso Optativo: Construindo a mediação pedagógica para alunos com TGD.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/03/2015 – PÁGINA 47
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES
COMUNICADO Nº 08, DE 12 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P e o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão, COMUNICA a realização do Curso Optativo: Construindo a mediação pedagógica para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando os princípios e conceitos do Documento SME ”Mais Educação São Paulo”- Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo 2013, onde  “as crianças, os jovens e os adultos do Município de São Paulo são sujeitos de direitos de aprendizagem, cujas garantias cabem às instituições que zelam pela educação pública no Município”, é fundamental aos educadores o conhecimento teórico – prático em relação à inclusão do aluno com TGD. Discutir e analisar os casos que contribuem significativamente na formação docente, no que tange à possibilidade de construção de estratégias inclusivas e para a mediação do desenvolvimento escolar.

II - OBJETIVOS:
- Potencializar o olhar docente para identificar necessidades específicas dos alunos com TGD;
- Oferecer subsídios teóricos para a construção da mediação pedagógica, ações, estratégias e intervenções inovadoras que contribuam para um ensino de qualidade;
- Disseminar o conhecimento da Educação Especial no Ensino Regular articulando sabe res possíveis e necessários ao processo de ensino e aprendizagem a inclusão destes estudantes em contexto educacional;
- Refletir sobre o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva e do “Programa Mais Educação São Paulo”;
- Analisar casos, discutir estratégias e ampliar as perspectivas pedagógicas.

III - CONTEÚDO:
- Diretrizes, Princípios, Concepções, Legislação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
- Histórico, fundamentos teóricos, práticos do processo de escolarização das crianças, adolescentes, jovens e adultos, Transtornos Globais do Desenvolvimento na atualidade;
- Teoria Histórico Cultural e Mediação Pedagógica de Vigotsky;
- Atendimento Educacional Especializado para alunos com TGD;
- Avaliação para a aprendizagem.

IV - METODOLOGIA: Apresentação de dinâmica de sensibilização, vídeo, explanação de ideias, oficina de construção de materiais, estudo e discussão de caso.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, prioritariamente que atuem na regência de aulas/turmas/agrupamentos com alunos com TGD e/ou designados como Coordenador Pedagógico, PAAI ou em regência da SAAI jurisdicionados à DRE-G.

VI - VAGAS: 70 vagas.

VII - CARGA HORÁRIA: 16 horas, sendo 15 horas presenciais e 1 horas à distância.

VIII - CRONOGRAMA: HORÁRIO: 19h00 às 22h00
DIAS/MESES: 30/04, 12/05, 22/06, 27/07 e 15/09/2015.
LOCAL: Auditório do CEFAI, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 – Guaianases, São Paulo/SP.

XI - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no dia 27/03/2015, das 08h às 17h, no CEFAI/DRE-G, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134, mediante entrega de ficha de inscrição preenchida, cópia do último holerite e memorando da Unidade Educacional informando que o professor atua com alunos com TGD. Caso o número de interessados seja maior que o número de vagas, será realizado sorteio.

X - AVALIAÇÃO: Será mediante participação, frequência, envolvimento nas discussões e problematizações sobre o tema, entrega de estudo de caso na Plataforma EDMODO e avaliação final.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 80% e conceito “S” (satisfatório).

XII - RECURSOS MATERIAIS: Textos, Projetor multimídia, vídeos e computador.

XIII - REGÊNCIA: Simone Santos Catarina Mendes - R.F. 780.738.4

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-G/DOT-P/CEFAI.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário