quinta-feira, 26 de março de 2015

DRE - Curso Optativo “Estrada para a Cidadania – Educação para o trânsito”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/03/2015 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 10, DE 19 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica COMUNICA às Unidades Educacionais o Curso Optativo “Estrada para a Cidadania – Educação para o trânsito”

I-JUSTIFICATIVA: Considerando a importância de uma educação para o exercício da cidadania e a ação pedagógica interdisciplinar desenvolvida por projetos, no âmbito do Programa Mais Educação São Paulo; considerando a necessidade da educação para o trânsito, de acordo com o Artigo 76 da Lei 9.503/98 – Código de Trânsito Brasileiro –, propomos o curso Estrada para a Cidadania – Educação para o trânsito, a ser realizado pela DOT-P/DRE J/T em parceria com a CCR NovaDutra.

II-OBJETIVOS:
- Referenciar a equipe docente para o trabalho junto aos alunos dos 4ºs anos sobre questões relacionadas à cidadania e segurança de trânsito;
- Refletir junto aos professores sobre educação para a cidadania e para o trânsito e consequentemente aprofundar seus repertórios e referenciais.
- Ampliar experiências com diferentes linguagens e códigos;
- Proporcionar, no âmbito do Programa Mais Educação São Paulo, a formação docente para os temas: currículo, pesquisa, interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, registro pedagógico e gestão compartilhada.

III-CONTEÚDOS:
- Quem somos: A diversidade da população brasileira;
- Como nos locomovemos;
- Segurança no trânsito;
- Deveres do cidadão;
- Trânsito: articulação com os conceitos de currículo, interdisciplinaridade e pedagogia de projetos.

IV-METODOLOGIA:A metodologia utilizada pauta-se na problematização e reflexão sobre as práticas desdobradas pelos professores. Está basicamente dividida em três momentos: Momento de Problematização; Momento de Recriação de Leituras, em que, ampliadas criticamente às referências de trabalho, se reconstroem propostas de ações interdisciplinares; Troca de experiências entre os educadores e os formadores, através de dinâmicas, textos, vídeos e atividades lúdicas.

V-PÚBLICO-ALVO: Professores Polivalentes que atuam junto às turmas de 4º ano do Ciclo Interdisciplinar, Professores Especialistas que desenvolvem projetos com as turmas de 4º ano do Ciclo Interdisciplinar, Diretores de Escola, Assistentes de Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos das EMEFs, EMEFMs, EMEBS QUE ADERIRAM AO “PROGRAMA ESTRADA PARA A CIDADANIA”, Supervisores Escolares, Assistentes Técnicos Educacionais, PAAIs, Professores Readaptados e ATEs que atuam na DOT-P/CEFAI da DRE JT, dispostos a desenvolverem e orientarem projetos interdisciplinares.

VI-VAGAS : 50 vagas para cada turma

VII-CRONOGRAMA:
Horário: das 18h às 21h
Dias: 07/04; 12/05; 04/08 e 22/09

VIII-LOCAL: Centro de Formação DRE JT. Avenida Gal. Ataliba Leonel, 1.021– Carandiru

IX-CARGA HORÁRIA: 15 horas, sendo 12 horas presenciais e 3 horas voltadas para desenvolvimento de atividades de trabalho na escola.

X-AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência, na participação, no desenvolvimento dos trabalhos e na execução das atividades propostas.

XI-CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito S – Satisfatório, considerada necessariamente a realização das atividades propostas, incluindo relatório final do trabalho desenvolvido junto aos alunos e frequência de 75% computada a partir dos encontros presenciais.

XII-INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser encaminhadas para DOT-P da DRE JT, através do e-mail kwsilva@prefeitura.sp.gov.br   com os seguintes dados: Nome completo: Cargo/ Função: QPE: RF: Categoria Funcional: RG: CPF: Unidade de Lotação; Unidade de Exercício.

XIII-OBSERVAÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ EFETUADA MEDIANTE O ENVIO DE TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS.

XIV-REGÊNCIA: Cláudia Regina Dias Branco – RF: 620.458.9

XV-BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- Programa Nacional dos Direitos Humanos. Oficinas Aprendendo e Ensinando. Ministério da Justiça, 1999;
- Código de Trânsito Brasileiro. Imprensa Nacional, 2005;
- Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais. MEC/SEF, 1998;
- Secretaria Municipal de Educação. Programa Mais Educação São Paulo: Subsídios para a Implementação. São Paulo, 2014.

XVI-REALIZAÇÃO: DOT-P/Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, em parceria com a CCR NovaDutra.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário