sábado, 14 de março de 2015

DRE - Curso Optativo “Gestão Democrática e Participativa nas Unidades Educacionais

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/03/2015 – PÁGINA 49
 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – JAÇANÃ / TREMEMBÉ
COMUNICADO Nº 04 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Divisão de Orientação Técnica-Pedagógica COMUNICA às Unidades Educacionais o Curso Optativo “Gestão Democrática e Participativa nas Unidades Educacionais: construção e aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”.

JUSTIFICATIVA: Considerando a importância da formação regional no que diz respeito à construção e aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e o disposto pelas Portarias n. 5930/13 e 6.570/14, propomos o curso “Gestão Democrática e Participativa nas UEs: a aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”, a ser realizado pela DRE J/T DOT-P.

OBJETIVOS:
- Subsidiar os profissionais das Unidades Educacionais para a aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, acompanhando os momentos previstos na Portaria 6570/14 – Art. 2º, item V, alíneas c e d;
- Proporcionar momentos em que os profissionais da educação possam (re) planejar ações envolvendo a temática ‘Qualidade em Educação Infantil’;
- Ampliar experiências e possibilitar construções, por meio de relatos das Unidades Educacionais, quanto à auto avaliação, institucional participativa com utilização dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” e à discussão e elaboração do plano de ação decorrente da aplicação do instrumento, com a participação de toda a equipe da Unidade Educacional e representantes das famílias;
- Atender ao disposto no Programa Mais Educação São Paulo, ampliando a formação para os temas: Qualidade e Avaliação na Educação Infantil.

CONTEÚDOS:
- Metodologia de aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana;
- Auto avaliação institucional,
- Discussão e elaboração de plano decorrente da aplicação dos Indicadores.

METODOLOGIA: A metodologia será problematizadora quanto às práticas realizadas pelas Unidades Educacionais no atendimento ao disposto na Portaria 6570/14, art. 2º, item V, alínea c e d, quanto à discussão da Qualidade e da Avaliação na Educação Infantil, por meio de troca de experiências entre os educadores e os formadores, dinâmicas, textos, vídeos e atividades diversificadas.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Coordenadores Pedagógicos das EMEIs e CEIs da Rede Direta, Supervisores Escolares, Assistentes Técnicos Educacionais, PAAIs – Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, Professores readaptados e ATEs que atuam na DOT-P/CEFAI da DRE-JT.

VAGAS: 50 vagas para cada turma.

CRONOGRAMA:
Turma I: 02/04; 17/04; 22/05; 19/06, das 16h às 19h.
Turma II: 02/04; 17/04; 22/05; 19/06, das 19h30 às 22h30.
LOCAL: Centro de Formação DRE-JT – Av. Gal. Ataliba Leonel, 1.021– Carandiru

CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência, na participação, no desenvolvimento dos trabalhos, na execução das atividades propostas e na elaboração de produto final, para divulgação do processo de construção e aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana nas UEs.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito (S) – Satisfatório, considerada necessariamente a realização das atividades propostas, incluindo a entrega do produto final que divulgue o processo de construção e aplicação dos Indicadores e frequência de 75% computada a partir dos encontros presenciais.

INSCRIÇÕES: Poderão inscrever-se Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Coordenadores Pedagógicos das EMEIs e CEIs da Rede Direta, Supervisores Escolares, Assistentes Técnicos Educacionais, PAAIs, Professores readaptados e ATEs que atuam na DOT-P / CEFAI da DRE-J. As inscrições deverão ser encaminhadas para DOT-P da DRE-JT. Sendo, prioritariamente, atendido 1 (um) profissional por Unidade Educacional. Em caso do não preenchimento de vagas por UE, serão disponibilizadas para outros profissionais inscritos, de acordo com a ordem de chegada das inscrições, através do link: http://goo.gl/forms/t7CNp0vTMu , a partir de 23/03/15 até esgotadas as vagas, com os seguintes dados: Nome completo: Cargo/ Função: QPE: RF: Categoria  Funcional: RG: CPF: Unidade de Lotação; Unidade de Exercício:
Opção de turma/horário para o curso.

OBSERVAÇÃO:A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ EFETUADA MEDIANTE O ENVIO DE TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS.

REGÊNCIA:
Turma I:
Sueli Ramos dos Santos Pereira – RF: 677.800.3
Juliana Manso Presto – RF: 771.792.0
Turma II:
Maria Matilde Flório Costa – RF: 602.134.4
REALIZAÇÃO: Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé – DOT-P



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário