terça-feira, 31 de março de 2015

DRE - Curso optativo ‘Povos Indígenas no Brasil: histórias e culturas”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 15/04/2015 – PÁGINA 36
RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 31 DE MARÇO DE 2015, PÁGINA 37, COMUNICADO Nº 485, DE 30 DE MARÇO DE 2015.
LEIA-SE COMO SEGUE E NÃO COMO CONSTOU:

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
Dia da semana: Sábado
Datas: 11/04; 18/04; 09/05; 16/05
Horário: 11/04 – das 9h00 às 12h00
18/04 09/05 e 16/05 – das 08h00 às 13h00

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 18 horas presenciais, divididas 04 (quatro) encontros presenciais, sendo em 01 (um) encontro com duração de 03 (três) horas e 3 (três) encontros com duração de 05 (cinco) horas cada, e 02 horas para elaboração da proposta de trabalho,

totalizando 20 horas.



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 31/03/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 485, DE 30 DE MARÇO DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, COMUNICA a realização do curso optativo ‘Povos Indígenas no Brasil: histórias e culturas”.

I .JUSTIFICATIVA: A Lei 11.645/08 ao tornar obrigatório o ensino da História e Cultura dos indígenas, provoca mudanças no currículo da rede básica na educação brasileira. A promulgação
da lei abre demanda para uma urgente política de formação continuada para qualificar os professores a trabalharem com tal temática. O curso promoverá a difusão de conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de professores da rede pública –, além de interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos das histórias e das culturas indígenas, e sua relação com debates brasileiros contemporâneos.

II. OBJETIVOS: Contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008, disponibilizando e desenvolvendo, juntamente com os participantes do curso, recursos que contemplam o ensino das histórias e culturas indígenas a fim de refletir criticamente sobre as representações acerca dos índios presentes em nossa sociedade e, assim, desfazer modelos e generalizações, possibilitando a construção de um conhecimento mais próximo da realidade indígena e dos estudos atuais sobre ela, valorizandoo diálogo entre as diferenças.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais,
sobretudo filmes, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
Dia da semana: Sábado
Datas: 11/04; 18/04; 25/04; 09/05; 16/05
Horário: 11/04 e 18/04 – das 9:00 às 12:00
25/04; 09/05 e 16/05 – das 9:00 às 13:00
Local: CEU Alto Alegre – Rua Bento Guelfi, 1802 –Jardim Laranjeira – Iguatemi, São Paulo, SP.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 31/03/2015, disponível no link:  bit.ly/cursodresm006

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 18 horas presenciais, divididas em 02 (dois) encontros com duração de 03 (três) horas e 3(três) encontros com duração de 04 (quatro) horas, totalizando 05 (cinco) encontros presenciais, e 02 horas para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 20 horas.

IX – REGÊNCIA: Profº Ms. Aline Alcântara Valentine

X - CONTEÚDOS:
Aula 01: Apresentação; O imaginário social sobre os indígenas: senso comum e escola; A escola e a desconstrução dos estereótipos.
Aula 02: Os indígenas no Brasil pré-cabralino; Conflitos e resistências à dominação europeia.
Aula 03: A questão indígena no Brasil Imperial e Republicano: os projetos de assimilação e aculturação.
Aula 04: Combatendo as invisibilidades: os indígenas na cidade e nas escolas de São Paulo.
Aula 05: Lei 11.645: possibilidades e desafios para a implementação das histórias e culturas indígenas nas escolas;
Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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