terça-feira, 3 de março de 2015

Encontros de Formação “ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A RECUPERAÇÃO PARALELA POR CICLOS”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 28/02/2015 – PÁGINA 46
COMUNICADO Nº 258 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Divisão de Orientação Técnica do Ensino Fundamental e Médio COMUNICA aos COORDENADORES PEDAGÓGICOS e aos PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA - PRPs, inscritos no Curso de Formação Continuada, a realização de 4 (quatro) Encontros de Formação “ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A RECUPERAÇÃO PARALELA POR CICLOS”.

I - JUSTIFICATIVA: Esta ação visa fortalecer a ressignificação do trabalho de Recuperação Paralela nas escolas da Rede Municipal de Ensino, complementando o curso de Formação Continuada para Professores de Recuperação Paralela.

II - OBJETIVOS:
1 - Compartilhar as ações do projeto de “APOIO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR– RECUPERAÇÃO” - instituído pela Portaria 1.084, de 31 de janeiro de 2014, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
2 - Socializar metodologias de trabalho pedagógico compartilhadas no Curso de Formação Continuada, que procuram
promover novos significados do trabalho com a Recuperação Paralela, considerando as características de cada Ciclo em diálogo com o contexto da escola;
3 - Discutir o potencial dos sujeitos de aprendizagem que compõem o grupo de recuperação paralela.
4 - Participar do processo de planejamento das atividades dirigidas aos educandos para consolidação do processo de Alfabetização/ Letramento tendo em vista a autonomia no processo de aprendizagem.

III - CONTEÚDOS:
1 - Direitos de aprendizagem e acompanhamento das aprendizagens dos educandos.
2 - Planejamento coletivo/compartilhado e projetos de trabalho pedagógico.
3 - Estabelecimento de diálogos entre escola e família.
4 - Metodologia de trabalho diversificado.
5 - As múltiplas linguagens e suas potencialidades no processo educativo.

IV - METODOLOGIA: Os encontros visam discutir e compartilhar a análise e reflexão das práticas e situações de aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade, do trabalho compartilhado, dos ciclos de aprendizagem e do contexto escolar, buscando garantir os direitos de aprendizagem dos educandos.

V - PÚBLICO ALVO: Coordenadores Pedagógicos e Professores de Recuperação Paralela, já inscritos no Curso de Formação Continuada que estão em Regência na Recuperação Paralela - PRP em 2015

VI -CARGA HORÁRIA: 16 (dezesseis) horas presenciais (4 encontros de 4 horas).

VII - CRONOGRAMA/PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
DATAS/ DIA SEMANA/HORÁRIO
27/02/ 2015 - 6ª feira – 13h30 às 17h30h
17/04/2015 - 6ª feira - 8h às 12h
19/06/2015 - 6ª feira -13h30 às 17h30
07/07/2015 - 3ª feira - 8h às 12h

Local de realização: Auditório UNINOVE Subsolo Prédio C - Campus Memorial – Barra Funda localizado à Rua Francisco Matarazzo nº 364 – Barra Funda.
Observação: Para quem vai de metrô acesso pela Rua Drº Adolfo Pinto nº 57

VIII - REGÊNCIA: O curso está sob a responsabilidade do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

IX - NÚMERO DE VAGAS: Serão 65 (sessenta e cinco) vagas para Coordenadores Pedagógicos (5 por DRE) e os professores de Recuperação Paralela inscritos no Curso de Formação de Recuperação Paralela de cada uma das 13 DRE.

X - INSCRIÇÃO: As inscrições serão feitas pelo link: http://goo.gl/ge2mz2 a partir das 8h do dia 25 de fevereiro de 2015 até às 14h do dia 05 de março de 2015.

XI - AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência exigida e execução das tarefas propostas.

XII - CERTIFICADO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência de 90%, aproveitamento mínimo satisfatório e após concluírem todo o processo de formação.

OBS.:
1. Haverá dispensa de ponto no horário coincidente com o do evento em conformidade com o disposto na Portaria SME 1.618, de 27/02/2015.
2. Os comprovantes/atestados de participação da formação deverão ser entregues pelos participantes à chefia imediata no primeiro dia útil após a finalização de cada encontro.

XIII - ÁREA PROMOTORA: SME - Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio/Núcleo de Alfabetização e as Diretorias de Orientação Técnico – Pedagógicas das DRE. Responsável: Fátima Aparecida Antônio – RF 576.694.0/2.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário