sexta-feira, 27 de março de 2015

Programa “Encontros com os Coordenadores e Educadores Indígenas dos CECI/CEII - 2015”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/03/2015 – PÁGINA 32
COMUNICADO Nº 461 DE 26 DE MARÇO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretoria de Orientação Técnica - Divisão de Educação Infantil e o Núcleo de Educação Étnico-Racial - comunica a realização do Programa “Encontros com os Coordenadores e Educadores Indígenas dos CECI/CEII - 2015”.

JUSTIFICATIVA:
Considerando a meta proposta pela SME de promover a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil a vivência de experiências com diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, assim como a legislação que dispõe sobre  a Educação Escolar Indígena na Educação Básica e assegura autonomia dos povos indígenas em relação às escolhas dos modos de educação de suas crianças e o respeito à identidade étnica e à língua materna, entende-se que o programa proposto consiste em uma ação formativa que contribuirá para a boa qualidade das aprendizagens das crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil Indígena vinculado aos Centros de Educação e Cultura Indígena - CEII/CECI.

OBJETIVOS:
* Apoiar os educadores indígenas na elaboração processual do Projeto Político-Pedagógico dos CEII/CECI e na construção dos Indicadores da Qualidade na Educação Escolar Infantil Indígena;
* Promover o acesso às informações e conhecimentos das sociedades indígenas e não indígenas possibilitando melhores condições de convivência digna com o mundo contemporâneo;
* Colaborar e contribuir para uma formação continuada dos coordenadores/ educadores indígenas, proporcionando reflexões sobre suas práticas educativas;
* Promover o diálogo e troca de experiências entre as diferentes linguagens e os diferentes educadores das unidades envolvidas a partir de projetos desenvolvidos com as crianças indígenas.

CONTEÚDO:
1. Educação Infantil Escolar Indígena; 2.Projeto Político- Pedagógico; 3.Currículo diferenciado; 4. Organização da Escola Indígena; 5. Parecer CNE/CEB nº 13/2012 e Resolução nº 05 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, de junho de 2012.

METODOLOGIA:
Observação, leituras, registros, discussão, dinâmica de grupo.

PÚBLICO ALVO:
Equipe pedagógica que atua nos CECI/CEII: coordenadores e educadores indígenas Guarani.

CARGA HORÁRIA:
Total de 25 horas, sendo 05 (cinco) encontros de 05 (cinco) horas cada um.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Abril de 2015 a Dezembro de 2015.

CRONOGRAMA:
Os encontros de formação continuada dos coordenadores e educadores indígenas dar-se-ão em conformidade com as seguintes datas:
Datas: 24/04; 26/06; 28/08; 06/11; 04/12 de 2015.

LOCAL E HORÁRIO DA FORMAÇÃO:
24/04 (sexta-feira) - CECI Krukutu– 10h às 15h;
26/06 (sexta-feira) – CECI Tenondé Porã – 10h às 15h;
28/08 (sexta-feira) – CECI Jaraguá – 10h às 15h;
06/11 (sexta-feira) – CECI Krukutu – 10h às 15h;
04/12 (sexta-feira) – CECI Tenondé Porã – 10h às 15h.
OBS. Datas extras a serem agendadas oportunamente:
\> Encontros dos educadores com os sábios (mais velhos) de outras aldeias do estado de São Paulo e de outros estados para intercâmbio; pesquisas; troca de experiências culturais / educacionais; e coleta de materiais. Datas a serem agendadas, conforme disponibilidade de transporte adequado;
\> Lançamento do Livro “CECI: 10 anos de histórias”.

FREQUENCIA MÍNIMA EXIGIDA: 75% de presença.

AVALIAÇÃO:
1. Avaliação com base na frequência mínima exigida (75%);
2. Processual, com base no desenvolvimento das atividades acordadas entre os participantes nos encontros.

COORDENADORES RESPONSÁVEIS:
Cristiane Carvalhais e Edna Ferreira (DRE CS); Chirley Pankará (Opção Brasil); Daniel Righi (DRE P/J); Fernanda Borsatto Cardoso e Ivone Mosolino (SME/ DOT).

ÁREA PROMOTORA:
SME / Diretoria de Orientação Técnica; SME / Nas Ondas do Rádio; DRE: Capela do Socorro e Pirituba/ Jaraguá.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário