quarta-feira, 15 de abril de 2015

Convocação de Gestores de Informática Educativa

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 15/04/2015 – PÁGINA 35
COMUNICADO Nº 588, DE 14 DE ABRIL DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica CONVOCA os Gestores de Informática Educativa das Diretorias Regionais de Educação - DRE a participarem da formação continuada APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA NA ESCOLA.

I - JUSTIFICATIVA:
A Secretaria Municipal de Educação entende que a tecnologia da informação e comunicação com suas possibilidades de explicitação, ampliação e disseminação rápida de processos de gestão, acompanhamento e práticas educacionais pode contribuir para uma mudança sistêmica que afete tanto aqueles mais diretamente relacionados ao ensino e aprendizagem como os processos de gestão. Daí a importância da continuidade ao processo de transformação sistêmica que foi iniciado na área de informática educativa e a necessidade de ser expandida para envolver as áreas interdisciplinares e áreas de gestão mantendo o foco na melhoria da qualidade da aprendizagem, provendo formação e crescimento coletivo, e trazendo integração entre projetos e estratégias de forma que todos contribuam para uma escola que forme cidadão para uma sociedade mais humana, mais igualitária, dialógica e necessário apoio aos processos democráticos.

II – OBJETIVO GERAL:
Formar em serviço Gestores de Informática Educativa, presentes nas Diretorias Regionais de Educação, oferecer subsídios teóricos e práticos para que estes possam formar os Professores de Informática Educativa, a partir da premissa da Aprendizagem por Investigação, combinando estratégias de investigação cognitiva: (mediação pedagógica a partir do princípio dialógico) e relação entre currículo e território propondo o trabalho com projetos (escolha dos temas tendo em consideração a produção científica da humanidade e o que se percebe ser a necessidade dos educandos), que se utilizem da Robótica, da Programação, da Gamificação, do Pensamento Reflexivo, para que estes contribuam para um currículo integrado, que tenham o registro do processo e avaliação formativa como basilares para a formação do aluno, valorizando sua autoria e protagonismo.

III- METODOLOGIA:
O curso será semipresencial, com quatro encontros presenciais e atividades à distância ocorrendo em ambiente virtual próprio, que favoreça a interação entre os participantes e seus mediadores. O conteúdo será disponibilizado em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, animações, etc.). Os feedbacks serão constantes por mediação nos fóruns e devolutivas das atividades, bem como orientação para o projeto de intervenção. Nos encontros presenciais ocorrerão atividades práticas e a cogestão do projeto de formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa e como deve ser feita a orientação dos projetos de intervenção realizado nas unidades por estes professores.
Todo o registro do processo deverá ser feito no ambiente digital de aprendizagem (escrita, fotos, vídeos, áudios, produções dos alunos, etc.). E o projeto final, entregue juntamente com a avaliação no final do curso.
A avaliação será qualitativa, durante todo o processo, pautando-se pelo registro do processo, participação nos fóruns, postagens das atividades, melhoria de ideias após feedbacks e interação entre os participantes.

IV- CONTEÚDOS:
- Aprendizagem por Investigação;
- Avaliação formativa;
- Aprendizagem Baseada em Projetos;
- Desenvolvimento e uso da linguagem do pensar;
- Construção coletiva de conhecimento;
- Metacognição;
- Artefatos e registros para reflexão;
- Ferramentas de produção e publicação coletiva;
- Ferramentas de autoria baseadas em linguagens deprogramação;
- Comunidades de aprendizagem e de prática;
- Documentação pedagógica de registro;
- Sequências Didáticas Investigativas;
- Temas emergentes que tangenciam as práticas educativas atualmente: sala aula invertida, plataforma adaptativas, gamificação, ensino hibrido, personalização do ensino, programação,
robótica dentre outros.

V - BIBLIOGRAFIA
A formação dos profissionais envolvidos será pautada nos documentos oficiais que norteiam as ações da RME/SP e por referencias bibliográficas específicas que estarão disponibilizadas na Plataforma AVA/SME-SP e também no seguinte endereço http://migre.me/ppynr  juntamente com a ementa do curso:

VI-PÚBLICO ALVO:
Gestores de Informática Educativa das Diretorias Regionais  de Ensino (DRE).

VII-CARGA HORÁRIA:
100 horas sendo: 40 horas presenciais na Diretoria de Orientação Técnica - Laboratório de Informática Educativa SME/ DOT e 60 horas a distância na Plataforma AVA/SME-SP

VIII- PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 08 de abril a 02 de dezembro de 2015.

IX- CRONOGRAMA:
Datas: 15/04, 17/06, 19/08, 16/09 e 21/10.
Horário: 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 hs.
Local: Laboratório de Informática Educativa – (DOT/SME)

COORDENAÇÃO E REGÊNCIA SME/DOT – TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM
Gislaine Batista Munhoz – RF: 668.362.2
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa – RF: 668.633.8
Roselaine Chanes R.F.686.312.4

X-ACOMPANHAMENTO:
O acompanhamento é de responsabilidade das equipes de Informática Educativa DOT-G SME e DOT-P DRE, seja ele presencial ou a distância. Na modalidade a distância, a formação e o acompanhamento ocorrerão em comunidade de prática colaborativa.

XI-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Avaliação processual e formativa:
a) da participação nos encontros presenciais,
b) das ações e participações nos ambientes virtuais
c) da qualidade dos trabalhos realizados com os alunos com atividades que propõe o compartilhamento dos projetos, o uso colaborativo garantindo a interatividade entre os alunos e suas produções, o estímulo para comentar, debater, avaliar, criticar, tendo em vista a melhoria das produções
d) entrega do projeto de intervenção realizado na unidade.

XII- CERTIFICAÇÃO:
Farão jus a certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% nos encontros presenciais e que cumprirem as atividades propostas no ambiente de aprendizagem online.
ÁREA PROMOTORA: SME/DOT- Informática Educativa em parceria com DRE/DOT-P - Informática Educativa.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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