quinta-feira, 30 de abril de 2015

Curso optativo: "Brincar para todos"


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 30/04/2015 – PÁGINA 33
COMUNICADO Nº 645 DE 29 DE ABRIL DE 2015

 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/Divisão de Educação Infantil e de Educação Especial COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Brincar para todos” que será promovido por meio do Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação e o Associação Brasileira de Assistência à pessoa com Deficiência Visual – Laramara, conforme segue:

Justificativa: A importância de compartilhar conhecimentos e unir forças entre Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, as Diretorias Regionais de Educação e o Centro de Atendimento Educacional Especializado- LARAMARA, é a razão pela qual propomos a realização de encontros que favoreçam a interação, a informação e o planejamento de ações que contribuam com a construção de uma Educação Inclusiva.

Objetivos:
1-Proporcionar aos educadores momentos de troca de conhecimentos, informações e elaboração de materiais, abordando o brincar como meio de promoção do desenvolvimento integral dos bebês e crianças, num ambiente que valorize a diversidade, a criatividade, o desenvolvimento e a aprendizagem;
2-Destacar a importância da brincadeira para a vivência, experiência, desenvolvimento e inclusão;
3-Valorizar a importância da convivência saudável e enriquecedora das diferenças para a aprendizagem e para o desenvolvimento de todas as crianças;
4-Incentivar os participantes a socializar em suas Unidades Educacionais e em sua região, o conhecimento adquirido nos encontros;
5-Distribuir gratuitamente material didático-educativo para auxiliar Unidades Educacionais na confecção de brinquedos que podem ser utilizados por todas as crianças;
6- Organizar e realizar visitas à instituição LARAMARA para 13 grupos de crianças das Unidades Educacionais sorteados dentre os professores participantes da formação. Conteúdos: O brincar; Arte; Adaptações ambientais; Interações; Deficiência Visual; Diversidade. Metodologia Exposições dialogadas, oficinas, dinâmicas de grupo, visitas monitoras.

Público Alvo: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regência em CEI direto, CEMEI, EMEI e EMEBS, Coordenadores Pedagógicos que atuam nos CEI direto e ou conveniado, CEMEI, EMEI e EMEBS; Assistente Técnico Educacional I que atuam nas DRE/DOT-P e SME/DOT e PAAI que atuem no CEFAI das Diretorias Regionais de Educação. As vagas remanescentes serão destinadas aos Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regência nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I em EMEF e professores regentes de SAAIs. Período de realização: De maio a setembro de 2015 Cronograma: De maio setembro de 2015
Turma A: 30/05, 20/06, 15/08 e 19/09 (das 8h00 às 12h00)
Turma B: 30/05, 20/06, 15/08 e 19/09 (das13h00 às 17h00)
Local: Rua Conselheiro Brotero, 338 - Santa Cecília, São Paulo.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 18h. Das quais 16h serão presenciais e 2h para elaboração do plano de ação.

RECURSOS: Humanos: A organização, o acompanhamento e a avaliação dos trabalhos serão realizados por técnicos da Laramara, SME/ DOT-EI, SME/DOT-EE e das DREs. Palestrante da Laramara.

Materiais: equipamentos de imagem e som; Físicos: auditório da Laramara.

Total de Vagas: 150 (cento e cinquenta vagas), sendo 75 (setenta e cinco) por turma. As vagas serão oferecidas de acordo com o número de Unidade Educacional de cada DRE, conforme relação abaixo:
DRE TURMA A TURMA B EMAIL PARA INSCRIÇÃO
Capela do Socorro 05 04 laurinaldalima@prefeitura.sp.gob.br
Freguesia/Brasilândia 06 06 inmontavani@prefeitura.sp.gov.br
Guaianases 09 09 nazareneri@r7.com

Inscrições Os servidores interessados deverão inscrever-se nos e-mails ou link da DRE acima relacionados no período de 04/05/2015 a 08/05/2015, informando: nome completo; RF, vínculo, padrão, RG, e-mail, telefone, nome da escola; cargo e DRE de atuação e turma na qual quer participar do curso. As vagas serão preenchidas respeitando a ordem de recebimento do e-mail e quantidade de vagas por turma. Serão aceitas somente inscrições de no máximo 2 profissionais por Unidade. Obs: Não serão aceitas as inscrições dos profissionais que já tenham realizado o curso em anos anteriores. Não realizaremos novas inscrições no dia do curso. Só serão aceitas as inscrições que tiverem todos os dados solicitados. Avaliação: Pela elaboração de um plano de ação que contemple a aplicabilidade dos conhecimentos construídos durante o curso, relacionando-os com as necessidades da Unidade Educacional em que atua.

Certificação Farão jus ao certificado os inscritos que elaborarem um plano de ação, obtiverem conceito S - Satisfatório e frequência mínima igual a 78%.

Área Promotora: SME/ DOT- Educação Infantil, DOT Educa- ção Especial e LARAMARA.

Responsáveis: Alessandra Arrigoni RF:7807112, Marina Machado da Rocha RF:7707185, Patricia da Silva RF:7236051, Daniela Cristina do Val, RG: 24650798-6 e Junia Carla Buzim, RG:32631885-9.






OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário