sexta-feira, 17 de abril de 2015

curso optativo “EDUCAR PARA CONVIVER"

 DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 08/05/2015 – PÁGINA 29

RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 17 DE ABRIL DE 2015, PÁGINA 38, COMUNICADO Nº 597, DE 16 DE ABRIL DE 2015. LEIA-SE COMO SEGUE E NÃO COMO CONSTOU: DRE ITAQUERA: Dia da semana: Sábado Horário: 08h30 às 12h30 (1º ao 3º encontro); 08h30 às 11h30 (4º encontro). Datas: 16/05; 23/05; 30/05; 13/06/15.



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DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 17/04/2015 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 597, DE 16 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOTs-P da Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “EDUCAR PARA CONVIVER – uma proposta pedagógica para educação na diversidade cultural e combate à xenofobia e à intolerância.”

I. JUSTIFICATIVA: O curso se adequa a uma realidade premente que necessita ser encarada e combatida, através de políticas afirmativas, de ações sociais e da educação: a intolerância e xenofobia. Busca-se através da compreensão dos processos imigratórios e migratórios, de seus fluxos e políticas ao longo da história, compreender culturas diferenciadas e promover aproximações e trocas nos processos contemporâneos, para inserção social e fortalecimento da cidadania. Esse é ambiente que se busca construir, para que não haja cisões ou aumento de processos discriminatórios.

II. OBJETIVO:
O principal objetivo dessa proposta é desenvolver ações que busquem promover processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que tenham como essência e fundamento a educação para uma convivência harmonia e respeitosa na diversidade, criando um ambiente de trocas, bem incomo a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana e que essa permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne a ela no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade no que se refere ao tratamento e inclusão das migrações contemporâneas.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas. Visita ao museu do imigrante.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.
A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem nas DREs em que ocorrerão os cursos. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE Itaquera
Dia da semana: Sábado
Horário: 8h30 às 12h30 (1º ao 3º encontro) e 09h00 às 12h00 (4º encontro)
Datas: 09/05; 16/05; 23/05; 30/05/15
Local: CEU Aricanduva- Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha (Zona Leste) - São Paulo – SP.

DRE Pirituba
Dia da semana: Quinta-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Datas: 30/04; 07/05; 14/05; 21/05; 28/05/15
Local: CEU Perus - Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Vila Fanton. São Paulo – SP

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 22/04/2015, disponível no link:
DRE Pirituba: http://dre-pj.com.br/educacaointegral
Recorte do site http://dre-pj.com.br/
Atenção:  – As inscrições acontecerão no dia 24/04/2015, das 8:00 às 18:00 neste endereço.
Em razão do grande número de pessoas que estão tentando se inscrever neste tipo de curso, fazendo com que as vagas sejam preenchidas em poucos minutos, optamos por fazer um sorteio público entre o total de inscritos. Este sorteio será realizado no dia 27/04/2015, às 18:00, na DOT-P da DRE PJ (Rua Aurélia, 996, sala 02, Vila Romana).

 








VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 15 horas presenciais, divididas em 05 (cinco) encontros na DRE Pirituba e 04 (quatro) encontros na DRE Itaquera e 01 hora para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 16 horas.

IX – REGÊNCIA: Profª Mestra Adriana Cecília Gianvecchio

X - CONTEÚDOS:
Aula 01: Apresentação do curso; O curso vai apresentar visões sobre os processos e os fluxos migratórios no Brasil, em perspectiva comparada, de modo a possibilitar a análise conjuntural e a percepção dos processos históricos e distorções culturais.
Aula 02: Apresentação de um panorama dos aspectos históricos e sociais acerca dos processos de migrações e xenofobia no Brasil: história, causas e consequências de processos através do entendimento dos fluxos migratórios.
Aula 03: Imigrações internacionais para o Brasil. Os processos e os fluxos imigratórios para o Brasil em perspectiva comparada sobre a chegada e permanência de estrangeiros no Brasil: Desejados X Indesejados - perspectiva comparativa dos períodos/fluxos.
Aula 04: Abordagem sobre a educação como possibilidade da compreensão, promoção e garantia dos direitos humanos. Reflexões éticas sobre direitos humanos no contexto da pósmodernidade, análise decisões ético-políticas.
Aula 05: Dinâmicas de grupo: respeito e valorização das diferenças e combate ao preconceito e à discriminação com base na raça/etnia e origem nacional. Escola, participação e emancipação social: Escola como tempo e espaço de realização de Direitos Humanos e de promoção e valorização da diversidade.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 81,25% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


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