quarta-feira, 1 de abril de 2015

CURSO OPTATIVO: “OFICINA CULINÁRIA-TEMPERANDO SABERES E SABORES”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/04/2015 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº13, DE 25 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação da Diretoria Regional de Educação - Butantã, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral e a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO: “OFICINA CULINÁRIA-TEMPERANDO SABERES E SABORES”.

JUSTIFICATIVA: A escola dentre todas suas atribuições, é uma instituição promotora de hábitos alimentares saudáveis, possibilitando desenvolver ações de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como princípio a intersetorialidade e interdisciplinaridade, na perspectiva da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Com o objetivo de estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do aluno e a qualidade de vida do indivíduo, justifica a utilização como ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional a Gastronomia que é a técnica para o preparo do alimento, as diversas formas, os sabores, aromas e as cores. Visando refletir sobre a importância e o valor da culinária como recurso para alimentação saudável (DAMATA, 1987) bem como favorecer o desenvolvimento de práticas alimentares, possibilidades de preparações e sobre os produtos alimentícios básicos da alimentação escolar, enriquecendo-os com produtos in natura, produzido preferencialmente na horta da unidade escolar, propomos a realização do presente curso.

OBJETIVO GERAL:
- Fomentar a reflexão sobre as práticas alimentares desenvolvidas na alimentação escolar, associando novas técnicas gastronômicas, como subsídio para compreensão das dimensões da segurança alimentar e nutricional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Promover a capacitação das merendeiras e educadores, com práticas gastronômicas;
- Promover a integração das merendeiras com os educadores;
- Estimular o desenvolvimento de novas preparações na alimentação escolar, explorando o uso de produtos in natura, de ervas aromáticas e temperos, para realçar sabor e enriquecer os alimentos.

CONTEÚDOS:
- Segurança Alimentar e Nutricional;
- Comportamento Alimentar;
- Programa de Alimentação Escolar;
- Alimentação e Saúde;
- Técnicas e preparações culinárias: molhos, temperos, sucos;
- Aproveitamento integral dos alimentos;
- Uso de Ervas aromáticas e temperos na elaboração das refeições.

METODOLOGIA: O Curso será composto por aulas temáticas, com cunho participativo e exposições teóricas e práticas de gastronomia.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores do Ensino Fundamental II e Médio e Cozinheiras Escolares lotados na DRE BT, servidores lotados na Secretaria Municipal da Saúde, servidores lotados Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Obs: Atendida a demanda deste público poderão participar Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Supervisores Escolares e Assistentes Técnicos de Educação I, lotados na Diretoria Regional de Educação do Butantã.

CRONOGRAMA: TURMA ÚNICA: 22, 29 DE MAIO; 12,19 E 26 DE JUNHO DE 2015.

LOCAL E HORÁRIO: CRSANS – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Rua Nella Murari Rosa, 40 – Jd. Jaqueline – Butantã.

HORÁRIO: 9h00 às 12h00

CARGA HORÁRIA:15 horas (Cinco encontros de 03 horas).

REGÊNCIA:
Ana Cristina Cirino Mourão RF651210-1 Vínculo 1 SME/DAE/DRE- BT
Eleusa Germano Martins RF778680-8 Vínculo 1 SME/DAE/DRE- BT
Patricia Hiromi Ito Vilela Assano RF776525-8 Vínculo 1 SME/DAE/DRE- BT

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência exigida, na participação.

VAGAS: 20 (VINTE) vagas.

CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado todos os participantes que obtiverem 80% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”) referente aos trabalhos pessoais solicitados na formação.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição para a Diretoria Regional de Educação – Butantã/ Diretoria de Planejamento/ Setor de Alimentação Escolar, através do e-mail celester@prefeitura.sp.gov.br

ÁREA PROMOTORA: SME / Diretoria Regional de Educação – Butantã Coordenação/ Realização: Diretoria de Planejamento/Setor de Alimentação Escolar / DAE – Departamento de Alimentação Escolar e Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica em parceria com o Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1 / Secretaria do Verde e Meio Ambiente - NGDCO1/SVMA/
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares / Associação Slow Food SP




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário