quinta-feira, 9 de abril de 2015

Curso Optativo: “Saberes e Práticas da Deficiência Visual - Módulo I”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/04/2015 – PÁGINA 51
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES
COMUNICADO Nº 11, DE 17 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P e o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Saberes e Práticas da Deficiência Visual - Módulo I”.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando os princípios e conceitos do Documento SME Mais Educação São Paulo” - Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo 2013, que visam garantir os direitos de aprendizagem das crianças, adolescentes, jovens e adultos, é fundamental difundir os saberes e práticas da Educação Especial na área da Deficiência Visual, para subsidiar práticas pedagógicas que superem a lógica da homogeneização e favoreça reflexões sobre as diferentes formas de aprender e ensinar na escola para todos.

II - OBJETIVOS:
- Favorecer momentos de reflexão sobre as barreiras que comprometem a participação dos alunos cegos e com baixa visão em todas as atividades do currículo;
- Oferecer informações para identificação e superação das barreiras que comprometem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão;
- Incentivar no planejamento, o uso de recursos de acessibilidade para acesso ao currículo.

III - CONTEÚDO:
- Legislação, Concepções, Princípios e Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Conceito de deficiência visual;
- Histórico do surgimento do Sistema Braille e da Educação de Deficientes Visuais;
- Especificidades do aluno cego e com baixa visão na sala da classe comum;
- Estratégias e recursos de acesso ao currículo;
- Técnicas de aplicabilidade de adequação da grafia Braille.

IV - METODOLOGIA: Apresentação de filmes, explanação, palestra, oficina de construção de materiais, estudo e discussão de caso e dinâmicas de sensibilização.

V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, jurisdicionados à DRE Guaianases.

VI - VAGAS: 25 vagas.

VII - CARGA HORÁRIA: 15 horas

VIII - CRONOGRAMA:

HORÁRIO: 19h00 às 22h00.

DIAS/MESES:
- Abril: 28
- Maio: 05, 12, 19 e 26

LOCAL: Auditório do CEFAI, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no CEFAI - Guaianases, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, mediante entrega de memorando da Unidade Educacional com ficha de inscrição preenchida e cópia do último holerite no dia 09/04/2015 das 08h00 às 17h00. Caso haja um número de interessados maior que o número de vagas será realizado sorteio.

X - AVALIAÇÃO: Participação, frequência e envolvimento.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 80% e conceito “S” (satisfatório).

XII - RECURSOS MATERIAIS: Projetor multimídia e computador.

XIII - REGÊNCIA: Nazaré Neri Lima - R.F. 6016.643.1

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-G/DOT-P/CEFAI.





OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário