quinta-feira, 2 de abril de 2015

DRE - curso de formação “Literatura, Etnicidade e gênero"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2015 – PÁGINA 32
COMUNICADO Nº 511, DE 01 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, COMUNICA a realização do curso de formação “Literatura, Etnicidade e gênero – subsídios para a educação das relações étnico-raciais”.

I. JUSTIFICATIVA: O curso consiste na difusão, no estímulo à leitura e no estudo da produção literária afro-brasileira e indígena, tendo como foco as relações étnico-raciais e de gênero. Essa proposta referencia-se na Lei 10.639 de 2003, alterada pela Lei 11.645 de 2008, que determinam a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial de toda a Rede de Ensino. A inclusão da reflexão sobre gênero justifica-se por serem complementares os propósitos de uma educação antirracista e os de uma educação não sexista.

II. OBJETIVOS:
-Difundir a leitura e a reflexão de textos literários e de autores/as que valorizem as Identidades, Culturas e Histórias afro-brasileiras e indígenas, de acordo com as orientações da Lei nº 10.639/03;
- Contribuir para a formação dos profissionais da educação no que se refere às Relações étnico-raciais, desenvolvendo habilidades para identificar, problematizar os efeitos dos estereótipos e do racismo na sociedade brasileira e na literatura; - Dialogar e debater sobre a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e a presença das culturas de matrizes africana, afro-brasileira e indígena na formação identitária brasileira;
- Fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais da educação, sobre o tema proposto, visando o desenvolvimento de formas de atuação pertinentes às suas profissões, disciplinas e especificidades de trabalho;

III - METODOLOGIA: A dinâmica das aulas será organizada por meio da exposição dialogada dos conteúdos de cada encontro, da utilização de recursos visuais e audiovisuais, da reflexão e análise de material didático e do planejamento de práticas pedagógicas. Sugere-se aos/as participantes a leitura e o debate da bibliografia básica indicada no cronograma. Na seleção das obras literárias, privilegiou-se, sempre que possível, aquelas disponíveis na Rede Municipal de Ensino, tendo em vista os diferentes níveis etários atendidos pelos profissionais da educação

IV. PÚBLICO ALVO: Professores Orientadores de Sala de Leitura - POSL e Professores Orientadores de Informática Educativa - POIE em exercício na Diretoria Regional de Educação de São Mateus. No caso de não haver o preenchimento total das vagas pelo público-alvo indicado, as vagas remanescentes serão destinadas a Coordenadores Pedagógicos.

V - VAGAS: 60 (sessenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
Turma 01:
Dia da semana: Sexta-feira
Horário: 09h00 às 12h00
Datas: 10/04; 17/04; 24/04; 08/05; 15/05; 22/05/15
Local: DRE São Mateus – Endereço: Avenida Ragueb Choffi, 1550 – São Mateus – São Paulo.
Turma 02:
Dia da semana: Quarta-feira
Horário: 14h00 às 17h00
Datas: 22/04; 29/04; 06/05; 13/05; 20/05; 27/05/15
Local: DRE São Mateus – Endereço: Avenida Ragueb Choffi, 1550 – São Mateus – São Paulo.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 02/04/15, disponível no link:  bit.ly/cursodresm008 
https://docs.google.com/forms/d/1cEa3InDiy-xY2NGlr_UA__9qd2OsdzWPjN1eNwvNYys/viewform 


VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 18 horas presenciais, divididas em 06 (seis) encontros com duração de 03 (três) horas cada e 02 horas para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 20 horas.

IX – REGÊNCIA: Profº Mestre Vinebaldo Aleixo de Souza Filho

X - CONTEÚDOS:
1º Encontro: Apresentação do curso e de conceitos introdutórios: estereótipo, relações étnico-raciais e gênero.
Bibliografia Básica:
LOPES, Danielle Bastos. ‘Não’ para os clichês ? Alteridade indígena e africana ainda é pouco conhecida pelos professores e retratada de forma superficial nos livros didáticos. Revista de História. Disponível em:
2º Encontro: Abordagem histórica e conceitual da literatura afro-brasileira
Bibliografia Básica
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Panorama da Literatura Afro-brasileira. Disp. em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/data1/artigos/artigoedmilsoncallaloo.pdf.
3º Encontro: Literaturas e narrativas Indígenas - Currículo e Educação Intercultural
Bibliografia Básica:
LIMA, Amanda Machado de. Os povos indígenas e a experiência de autoria. In: O livro indígena e suas múltiplas grafias.
2012. 156p. Dissertação (Mestre em Estudos Literários) ? FALE/ UFMG, Belo Horizonte, 2012, p. 32-50.
4º Encontro: Raça, gênero na Literatura Afro-brasileira
Bibliografia Básica
AUGEL, Moema Parente. “E Agora Falamos Nós”: Literatura Feminina Afro-brasileira. Disponível em: \http://www.letras.ufmg.br/literafro\ .
5º Encontro: Literatura, currículo escolar e o diálogo com as Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Bibliografia Básica
Leitura e discussão de trechos dos livros O mundo no Black Power de Tayó (2013), de Kiusam de Oliveira; leitura e audição de canções do CD-Livro, Mestre Gato e Comadre Onça de Carolina Cunha.
OLIVEIRA, Teresinha Silva de. Olhares que fazem a ‘Diferença’: o índio em livros didáticos e outros artefatos culturais.
Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr,n.22,2003.
Disponível em: \http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a04.pdf\ . Acesso em: 10 fev. 2015.
6º Encontro: Apresentação e discussão das propostas pedagógicas apresentadas pelos/as professores/as

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOTs-P das Diretorias Regionais de Educação.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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