terça-feira, 14 de abril de 2015

DRE - curso de formação: “(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/04/2015 – PÁGINA 118
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO
COMUNICADO Nº 33, DE 06 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do curso de formação: “(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões sobre as práticas –– A Sala de Aula como espaço de promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais”.

I. JUSTIFICATIVA: Considerando o contido no Programa Mais Educação São Paulo, que valoriza a justiça, a igualdade e o combate à discriminação, bem como o compromisso da escola quanto à promoção desses princípios entendemos ser crucial, fomentar a formação continuada de docentes para a efetiva implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Para além das efemérides, ligadas às datas comemorativas, pretende-se que a Educação para as Relações Étnico-Raciais se efetive enquanto currículo no Ensino Fundamental.

II. OBJETIVOS:
- Estimular a democratização da informação e conhecimento no intuito de contribuir com a valorização, fortalecimento e afirmação das identidades étnico-raciais;
- Refletir sobre a prática docente com vistas a problematizar e propor ações quanto à implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 no Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano Especial de Ação (PEA) e nos Planos de Ensino das Unidades Educacionais.

III. CONTEÚDOS:
Aula 01 – Currículo e Diversidade: rediscutindo conceitos;
Aula 02 – Identidade(s) e Cultura(s) no espaço de sala de aula;
Aula 03 – Diversidade e materiais didáticos – representação das identidades no universo escolar;
Aula 04 – Reconstruindo identidades: quem sou eu?

IV. PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio em atuação nas EMEFs, EMEFM, EMEBS e CIEJA da DRE Santo Amaro.

V. REGÊNCIA:
Prof. Ms. Francisco Sandro da Silveira Vieira
Prof. Ms. Christian Fernando dos Santos Moura

VI. VAGAS: 74 (Setenta e quatro) vagas por turma, devendo ser preenchidas observando a seguinte distribuição: 02 (dois) professores de cada unidade para cada turma, respeitados os seus turnos de trabalho, sendo um em JBD e um em JEIF, totalizando 04 (quatro) vagas por unidade. Para as Unidades que atendem à EJA será disponibilizada 01 (uma) das vagas, devendo o professor(a) optar por uma turma (manhã ou tarde). Os nomes indicados deverão ser consensuados pela unidade.

VII. LOCAL:
Dias 23/04, 29/04 e 07/05 - Auditório da DRE Santo Amaro – Rua Dr. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria – 1º andar.
Dia 12/05 - Auditório do Centro Cultural do Jabaquara – Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara – São Paulo – SP

VIII. CRONOGRAMA:
TURMA A - 23/04, 29/04, 07/05 e 12/05, das 08h às 12h
TURMA B - 23/04, 29/04, 07/05 e 12/05 das 13h30 às 17h30.

IX. CARGA HORÁRIA: 18 horas, sendo 16 horas presenciais divididas em quatro encontros de 4 horas e 2 (duas) horas destinadas à elaboração de plano de intervenção.

X. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento), entregarem um plano de intervenção curricular em Educação para as Relações Étnico-Raciais e obtiverem conceito “S” (satisfatório).

XI. AVALIAÇÃO: Elaboração de um plano de intervenção curricular em Educação para as Relações Étnico-Raciais, participação nos encontros e frequência.

XII. INSCRIÇÕES: Serão realizadas impreterivelmente até o dia 16 de Abril de 2015, exclusivamente no link: http://goo.gl/forms/Ri6n5XUvXl

XIII. ÁREA PROMOTORA/COORDENAÇÃO: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de São Mateus.

XIV. RESPONSÁVEIS: Bárbara Born e Juliana Martins.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário