quarta-feira, 1 de abril de 2015

DRE - curso Maravilhamento, descoberta e invenção

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/04/2015 – PÁGINA 40
 COMUNICADO Nº 08, DE 2 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica DOT-P, COMUNICA a realização do curso Maravilhamento, descoberta e invenção: ideias e modos de ver culturas infantis com seus artefatos.

JUSTIFICATIVA: Considerando o contido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Orientação Normativa SME 01/13, de 02/12/13 – “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando olhares” e as demandas formativas que dizem respeito à experiência estética na Educação Infantil, propomos o curso Maravilhamento, descoberta e invenção: ideias e modos de ver culturas infantis com seus artefatos, desenvolvendo as linhas programáticas Currículo e Gestão Pedagógica.

OBJETIVOS:
- Discutir sobre as concepções de infância/criança e suas relações com as práticas pedagógicas na perspectiva da construção de um currículo integrador;
- Refletir sobre as relações de gênero na Educação infantil;
- Problematizar o currículo na Educação Infantil a partir das manifestações expressivas dos bebês e crianças;
- Possibilitar o uso dos desenhos e das fotografias como parte das experiências propostas aos bebês e crianças numa perspectiva de educação pela descoberta e não pela instrução.

CONTEÚDOS:
- Princípios do currículo integrador;
- Concepções de infância e criança;
- Culturas infantis: ver, olhar, apreender;
- Relações de gênero;
- Arte no cotidiano de meninos e meninas: desenho, fotografia e exposições infantis.

METODOLOGIA: Reflexões acerca dos principais conceitos relativos às experiências estéticas e aproximação com as práticas cotidianas dos educadores a partir de leituras de textos, vídeos, imagens e registros do processo formativo;

PÚBLICO ALVO: Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola ou Assistente de Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em exercício nos CEIs ou EMEIs da Rede Direta na DRE São Miguel e Assistente Técnico Educacional I que atuam na DOT – P/DRE MP.

NÚMERO DE VAGAS:120 vagas por turma

CARGA HORÁRIA:24 horas.

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS:
Turma A: 30/04; 28/05; 18/06; 06/08; 27/08 e 17/09 de 2015.
Horário: das 8h às 12h
Turma B: 30/04; 28/05; 18/06; 06/08; 27/08 e 17/09 de 2015.
Horário: das 13h30 às 17h30

LOCAL: Diretoria Regional de Educação São Miguel – Av. Nordestina, 747 – São Miguel

INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas pelo link disponibilizado pela DRE às Unidades Educacionais, contendo a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida até 16/04/2015 ou até o preenchimento das vagas.

AVALIAÇÃO: Por meio da análise da participação expressa pelos conceitos (“NS”) para não satisfatório e (“S”) para satisfatório, considerando a aferição da frequência de 83%.

CERTIFICAÇÃO: Participação considerada satisfatória expressa pelo conceito (“S”) e frequência de 83%.

REGENTE: Profª Drª Marcia Aparecida Gobbi

ÁREA PROMOTORA:DRE São Miguel/ DOT- P

RESPONSÁVEIS: Diretor Regional de Educação DRE São Miguel: Manoel Romão de Souza, RF: 568.449-8/1; Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica: Vera Maria de Souza, RF: 576.310.0/2




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário