sexta-feira, 17 de abril de 2015

DRE - curso optativo “ANTROPOLOGIA E VALORES CIVILIZATÓRIOS NA ÁFRICA SUBSAARIANA”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 17/04/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 595, DE 16 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOTs-P das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “ANTROPOLOGIA E VALORES CIVILIZATÓRIOS NA ÁFRICA SUBSAARIANA”.

I. JUSTIFICATIVA: Para uma melhor compreensão das dinâmicas contemporâneas das sociedades africanas é preciso estudar e conhecer a história e a diversidade africana, a linguística e os valores civilizatórios, as matrizes e a anterioridade africanas. Conteúdos, até então, pouco legitimados e conhecidos pelo sistema de ensino, em qualquer um de seus níveis, mas que se apreendidos poderão contribuir para uma efetiva alteração curricular, como proposta pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, além de alterar a condição de desigualdade educacional das crianças e dos jovens negros no Brasil.

II. OBJETIVOS:
- Desenvolver estudos sobre as sociedades africanas e suas diversidades (línguas, organização social, organização econômica, organização política etc.);
- Rediscutir alguns conceitos (tribo, etnia, grupo étnico, nação, estado etc.) geralmente confusos e ideologicamente carregados;
- Apresentar o conjunto dos valores civilizatórios africanos (noção de pessoa, família, poder, produção etc.).

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 15 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 15 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem nas DREs em que ocorrerão os cursos (Butantã e Campo Limpo). No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, será disponibilizada para os demais por ordem de inscrição.


V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma



VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE Butantã
Dia da semana: Segunda-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Datas: 04/05; 11/05; 18/05; 25/05; 01/06; 08/06; 15/06/15
Local: CEU Uirapuru - Endereço: Rua Nazir Miguel, 849 - Raposo Tavares, São Paulo – SP.

DRE Campo Limpo
Dia da semana: Terça-feira
Horário:19h00 às 22h00
Datas: 26/05; 02/06; 09/06; 16/06; 23/06; 30/06; 07/07/15
Local: CEU Casa Blanca - Endereço: Rua João Damasceno, s/n - Capão Redondo - São Paulo – SP.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 17/04/2015, disponível no link:
DRE Campo Limpo: http://goo.gl/wMzs2A

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 20 horas presenciais, divididas em 07 (sete) encontros com duração de 03 (três) horas cada e 01 hora para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 21 horas.

IX – REGÊNCIA: Profº Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos

X - CONTEÚDOS:
Aula 01:
Apresentação do curso
I. Introdução aos Estudos africanos – Parte I (história, antropologia, artes e literatura).
Aula 02:
I. Introdução aos Estudos africanos – Parte II (história, antropologia, artes e literatura)
II. Saberes e conhecimentos “tradicionais”
Aula 03:
III. O saber colonial, o “africanismo” e a institucionalização da antropologia
Aula 04:
IV. Atualidade da antropologia africana
Aula 05:
V. Valores civilizatórios negro-africanos – Parte I.
Aula 06:
VI. Valores civilizatórios negro-africanos – Parte II.
Aula 07:
Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.




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