sábado, 25 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo: “Conhecendo a criança com Deficiência Física de 0 a 5 anos na Educação Infantil - Uma Visão Pedagógica”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 75
COMUNICADO Nº 626, DE 24 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica - Educação Especial, DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Conhecendo a criança com Deficiência Física de 0 a 5 anos na Educação Infantil - Uma Visão Pedagógica” em parceria com AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, conforme segue:

I - JUSTIFICATIVA: Considerando o número de alunos com deficiência física matriculados nas unidades educacionais, entendemos a necessidade de ações de formação continuada aos PAAIs - Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão e professores regentes de SAAIs – Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, com vistas a ampliar os seus conhecimentos específicos para auxiliar e subsidiar a prática pedagógica dos professores que atuam na sala comum.

II - OBJETIVOS: Aprofundar conhecimentos sobre a deficiência física e a inclusão na perspectiva da educação inclusiva.

III - CONTEÚDO: Paralisia Cerebral - Mielomeningocele; Lesão Encefálica Infantil Adquirida; Malformações Congênitas e Doenças Neuromusculares-causas e consequências; Posicionamento - deambulação (uso do andador e parapodium) - deslocamento; Adaptações de material escolar - mobiliário adaptado para a escola infantil; Como o professor lida com as funções alimentares, controle de baba, linguagem e comunicação; Comunicação Alternativa: confecção da pasta de comunicação; O brincar como Instrumento pedagógico; Estratégias para o professor de educação infantil com a criança com deficiência física em sala de aula e estudo de caso.

IV - METODOLOGIA: Exposições dialogadas; debates; elaboração de material; vídeos; trocas de experiências sobre as práticas na atuação para o apoio ao aluno com deficiência física.


V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio que ATUAM nas SAAIs e os profissionais que ATUAM na SME/ DOT Educação Especial e nas DRE/CEFAIs.

VI - CARGA HORÁRIA: 16 horas

VII - CRONOGRAMA: - Datas: 09 e 16/05/15 - Horário: 8h00 às 17h00 - LOCAL: Anfiteatro da Associação de Assistência à Criança Deficiente/AACD - AV. Prof. Ascendino Reis, 724 - Ibirapuera, São Paulo/SP.

VIII - VAGAS: 20 vagas.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas somente por e-mail: olgalebrao@prefeitura.sp.gov.br  das 08h00 do dia 27/04/15 às 17h00 do dia 29/04/2015, considerando a ordem de chegada dos e-mails e até as vagas se esgotarem. Necessário informar no e-mail o nome do curso, turma, nome completo, RF, vínculo, padrão, CPF, cargo, função, Unidade Escolar. Não serão aceitas inscrições com informações incompletas e fora do período fixado. Os candidatos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo não terão suas inscrições efetivadas. A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 01/05/15 no Portal da SME.

X - REGENTES: Dra. Solange Aoki R.G. 17.591.064-9 Adriana Peres R.G. 19.303.461 Ana Carolina Rodrigues da Silva R.G. 2.465.488 Fernanda T. Valentin R.G. 25.602.867-9 Margarida Maria André R.F. 671.646.6 Yone Asano Trindade R.G. 5.674.674

XI - AVALIAÇÃO: Os participantes serão avaliados pela participação nas atividades propostas e frequência.

XII - CERTIFICADO: Fará jus ao certificado o participante que obtiver 100% de frequência e conceito Satisfatório (“S”).

XIII - ÁREA PROMOTORA: SME/DOT - EDUCAÇÃO ESPECIAL/AACD.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário