terça-feira, 14 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo: “Educação e Relações Raciais

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/04/2015 – PÁGINA 118
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO- FREGUESIA/BRASILÂNDIA
COMUNICADO Nº 25, DE 01 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora Regional de Educação - Freguesia/Brasilândia, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P, DIVULGA o Curso Optativo: “Educação e Relações Raciais: melhores indicadores na qualidade de vida e da educação”.

I. JUSTIFICATIVA: As Leis Federais Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008 que incluem no currículo oficial da rede de ensino a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, muitas vezes não têm sido cumpridas na sua totalidade nos  espaços escolares, pela falta de informação e desconhecimento dos próprios educadores da referida Lei. Aliado também às diretrizes e no Programa Mais Educação São Paulo – Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, o curso propõe-se a efetivar o conhecimento das Leis, contribuindo para  sua implementação.

II. OBJETIVOS:
- Estabelecer novas diretrizes e práticas pedagógicas que reconheçam a importância dos africanos, afro-brasileiros e índios no processo de formação nacional; Desenvolver habilidades e competências para o enfrentamento do preconceito presente na escola atual.

III. CONTEÚDOS:
- A extinção da escravatura encaminhada por etapas até o final, em 1888; Lei do Ventre Livre de 1871 e abolicionismo; História e suas tantas, e necessárias, interpretações.

IV. METODOLOGIA: Dinâmicas Lúdicas; Exposição dialogada; Discussão e socialização de ideias; Uso de recursos audiovisuais (vídeos e músicas); Aulas expositivas e leitura de textos; Atividades em grupos.

V. PÚBLICO-ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar, jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação da Freguesia/Brasilândia. Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever educadores das demais DREs.

VI. CARGA HORÁRIA: 12 horas

VI. NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas.

VII. CRONOGRAMA:
Turma A – dias 07/05, 14/05, 21/05/15 - Horário: das 14h às 18h
LOCAL: Auditório da Diretoria Regional de Educação Freguesia / Brasilândia
Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66, Vila Arcádia.

VIII. INSCRIÇÃO:
Turma A de 22/04 a 24/05 através do link http://goo.gl/stJrr5
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

IX. REGENTE: Edmar Silva – RF 707.610.0 /2

X. AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.

XI. CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento

SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação.

OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

XII. ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação Técnicopedagógica da Diretoria Regional de Educação da Freguesia/ Brasilândia



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário