sexta-feira, 3 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo “Educação Infantil: dialogando com a abordagem de Emmi Pikler”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13/05/2015 – PÁGINA 30

RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 03/04/2015, PÁGINA 42.
COMUNICADO Nº 08 DE 12 DE MARÇO DE 2015.
LEIA-SE COMO SEGUE E NÃO COMO CONSTOU:

CRONOGRAMA: Dias 14/05; 21/05; 28/05; 11/06; 18/06; 25/06; 07/07

.............................................................................

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 03/04/2015 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 08 DE 12 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Divisão de Orientação Técnico Pedagógica DOT – P comunica às Unidades Educacionais o Curso Optativo “Educação Infantil: dialogando com a abordagem de Emmi Pikler”

JUSTIFICATIVA: Considerando a importância da qualidade da educação de bebês e das crianças pequenas oferecidas em instituições de educação infantil, os princípios da Pedagogia da Infância que explicitam uma concepção de criança ativa, curiosa e competente desde o nascimento e a necessidade de profissionais sensíveis e atentos às manifestações infantis, condições necessárias à construção de uma prática marcada pela intencionalidade, a partir do profundo respeito e do compromisso com a criança, propomos o curso “Educação Infantil: dialogando com a abordagem de Emmi Pikler”, a ser realizado pela DRE J/T DOT-P.

OBJETIVOS:
- Refletir sobre a especificidade da educação de bebês e crianças bem pequenas nos Centros de Educação Infantil e as implicações pedagógicas e educacionais nas práticas cotidianas;
- Compreender quem é o bebê e a criança pequena, a forma como se relacionam com o mundo;
- Refletir sobre o significado do currículo para a infância, conforme prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil;

CONTEÚDOS:
- Currículo para a Infância.
- A Educação Infantil de qualidade como direito das crianças;
- O papel do professor e demais adultos na qualidade das interações na educação das crianças pequenas;
- Organização do cotidiano dos CEIs: os espaços, os tempos, os materiais e a qualidade das interações;
- O brincar, os movimentos livres e a linguagem rica nos intercâmbios gestuais e verbais que favorecem a tomada de consciência de si e do seu entorno;
- A relação escola/família/comunidade;
- A observação, a escuta e a documentação pedagógica.

METODOLOGIA: A metodologia utilizará como referência o contexto e as condições, propondo a observação, a escuta, o registro, a problematização e a reflexão crítica sobre as práticas cotidianas. Para contribuir e ampliar com essas reflexões, buscará o diálogo com outras experiências, em particular a Abordagem de Emmi Pikler, que reconhece a criança como uma pessoa capaz de participar ativamente em todas as tarefas cotidianas que realiza em companhia de sua educadora. Nesse processo de ação-reflexão-ação, espera-se uma compreensão mais profunda sobre o ser professor(a) de bebês e crianças pequenas, reconhecendo a criança como participante ativa que
nas ações e relações de cooperação cotidianas vai se tornando mais independente.

PÚBLICO ALVO: Coordenadores Pedagógicos e Professores de Educação Infantil, em exercício, nos CEIs da Rede Direta, Supervisores Escolares e ATEs I que atuam na DRE JT

VAGAS: 50 vagas

CRONOGRAMA:
Dias 16/04; 30/04; 14/05; 28/05; 11/06; 25/06; 07/07, das 19h30 às 22h30

LOCAL: Centro de Formação DRE-JT – Av. Gal. Ataliba Leonel, 1.021– Carandiru

CARGA HORÁRIA: 21 horas presenciais.

AVALIAÇÃO: A avaliação será baseada na frequência exigida, na participação, no desenvolvimento dos trabalhos, na execução das tarefas propostas e na elaboração de produto final para divulgação do processo de trabalho, a partir dos referencias do curso.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito (S) Satisfatório, considerada necessariamente a realização das atividades propostas, incluindo a entrega do produto final que divulgue o processo de trabalho e frequência de 85,% computada a partir dos encontros presenciais.

INSCRIÇÕES: Poderão inscrever-se Coordenadores Pedagógicos e Professores de Educação Infantil, em exercício, nos CEIs da Rede Direta, Supervisores Escolares e ATEs I que atuam na DRE JT, através do link: http://goo.gl/forms/dKM14sxXik  , a partir de 07/04/15 até esgotadas as vagas, com os seguintes dados: Nome completo: Cargo/ Função: QPE: RF: Categoria Funcional: RG: CPF: Unidade de Lotação; Unidade de Exercício.

OBSERVAÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ EFETUADA MEDIANTE O ENVIO DE TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS.

REGÊNCIA:
-Profª Ms. Anita Viudes Carrasco de Freitas
- Maria Matilde Flório Costa – RF: 602.134.4
REALIZAÇÃO: Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé – DOT-P.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário