sábado, 25 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 75
COMUNICADO Nº 625, DE 24 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica - Educação Especial, DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Estimulação Essencial na Educação Infantil” em parceria com APAE DE SÃO PAULO, conforme segue:

I - JUSTIFICATIVA: É de fundamental importância proporcionar formação que apresente as características inerentes às fases do desenvolvimento infantil e que indique alternativas de intervenções eficazes na área da deficiência intelectual. Estimular ou intervir é importante para qualquer criança, com ou sem atraso no seu desenvolvimento, pois o atraso pode estar relacionado à carência de estimulação e oportunidades adequadas para a idade e as situações de privação social e sensorial influencia no desenvolvimento da criança. (PAINERAS, 2005).

II - OBJETIVOS: Conhecer possibilidades de estimulação essencial na educação infantil e aprofundar conhecimentos para possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial.

III - CONTEÚDOS: Estimulação de linguagem; Estimulação sensorial; Atividade básica de vida diária; A importância do brincar; Construção de jogos e brinquedos.

IV - METODOLOGIA: Aula expositiva; Textos reflexivos; Rodas de conversa; Dinâmicas; Oficinas de jogos e brinquedos; Filmes.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Fundamental I e Coordenador Pedagógico que ATUAM nos CEIs e nas EMEIs, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio que ATUAM nas SAAIs e os profissionais que ATUAM na SME/DOT Educação Especial e nas DRE/CEFAIs.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas

VII - CRONOGRAMA:
- Datas: 09 e 16/05/15
- Horário: 9h00 às 16h00
- LOCAL: APAE DE SÃO PAULO - Rua Loefgreen, 2019 - Vila Clementino, São Paulo/SP.

VIII - VAGAS: 100 vagas.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas somente por e-mail: rnjacob@prefeitura.sp.gov.br  das 08h00 do dia 27/04/15, às 17h00 do dia 29/04/15, considerando a ordem de chegada dos e-mails e até as vagas se esgotarem. Necessário informar no e-mail o nome do curso, turma, nome completo, RF, vínculo, padrão, CPF, cargo, função, Unidade Escolar. Não serão aceitas inscrições com informações incompletas e fora do período fixado. Os candidatos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo não terão suas inscrições efetivadas. A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 01/05/15 no Portal da SME.

X - REGENTES: Renata Nogueira Capeto R.G. 28.507.407-6 Maria Emília Gomes Almeida R.G. 20.092.618-4 Viviane Araújo Périco R.G. 27.905.677-1 Priscila de Castro Garcia R.G. 34.617.028-X

XI - AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas.

XII - CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os participantes os participantes que obtiverem 100% de frequência e conceito Satisfatório (“S”).

XIII - ÁREA PROMOTORA : SME/DOT - Educação Especial/ APAE - SP.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário