sábado, 25 de abril de 2015

DRE - "Curso optativo “Imigração e Educação: pensando a presença boliviana em São Paulo"



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 29/04/2015 – PÁGINA 26
RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 25/04/15, PÁG. 76, COMUNICADO Nº 629, DE 24/04/15

LEIA-SE COMO SEGUE E NÃO COMO CONSTOU: VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 25/04/2015, disponível no link: http://dre-pj.com.br/educacaointegral  Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, a matrícula no curso será realizada através de sorteio público a ocorrer na Diretoria Regional de Educação de Pirituba em 04/05/15, às 19h00.




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Observação colocada após consultar link de inscrição (28/04) - Atenção: Estamos aguardando uma publicação em Diário Oficial de retificação da publicação, que institui o sorteio público caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas propostas (50). Este sorteio público acontecerá dia 04 de maio, às 19h00 na Sala 02 da DRE-PJ. O link de inscrição ficará aberto dia 04/05, das 8h00 às 18h00.


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DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 76
COMUNICADO Nº 629, DE 24 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-Ps das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “Imigração e Educação: pensando a presença boliviana em São Paulo”.

I. JUSTIFICATIVA: O curso se justifica pela necessária busca de compreensão sobre uma perspectiva sócio territorial e histórico da imigração dos bolivianos em São Paulo, bem como na urgência de se realizarem reflexões sobre as formas de contestação presentes no campo das representações dos imigrantes latino americanos. Além disso, será um espaço fértil para a aná- lise de questões sobre os significados que condensam disputas de interesses políticos e simbólicos com efeitos no imaginário e na prática social dos/as estudantes, educadores/as e demais profissionais das unidades escolares da rede municipal de ensino de São Paulo.

II. OBJETIVOS: - Propor aos/as educadores/as ferramentas teórico-pedagógicas no campo da Educação para as Relações Étnico-raciais, para o desenvolvimento de atividades junto aos/as educandos/as; - Apresentar e discutir conceitos como racismo, diversidade, estereótipos, identidade, corporeidade, civilidade, ancestralidade a partir da questão boliviana (e latino-americana) e do advento dos/as refugiados/as no Município de São Paulo. - Tecer inter-relações entre questões étnicas raciais e linguagens artístico-pedagógicas plurais como estratégia possível à construção de novas práticas pedagógicas; - Integrar toda a comunidade escolar em prol da valorização da diversidade cultural que permeia o espaço escolar, seja na perspectiva do espaço físico, seja no currículo.

III - METODOLOGIA: A metodologia a ser aplicada recai sobre a interatividade, a fomentação da criticidade, da discussão em grupo, buscando a construção de relações dialógicas entre todos os participantes envolvidos na vivência em sala de aula: leitura e interpretação de textos e conceitos; Dinâmicas de grupo; Projeções de filmes /imagens; Produção de material pedagógico; Produção de sequência didática; Trabalho de campo em praças e feiras, bem como museus e instituições que se relacionem com a vida e a resistência dos imigrantes no município de São Paulo.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem nas DREs em que ocorrerão os cursos. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: 
DRE Pirituba Dia da semana: Sábado 
Horário: 09h00 às 12h00 (1º e 2º encontros) e 09h00 às 13h00 (3º ao 5º encontro) 
Datas: 09/05; 16/05; 23/05; 30/05; 20/06/15 
Locais: CEU JAGUARÉ - Avenida Kenkiti Shimomoto, 80 - Jaguaré – São Paulo – SP. 

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 25/04/15, disponível no link: http://dre-pj.com.br/educacaointegral

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 20 horas, divididas 05 encontros, sendo 02 com duração de 3 horas cada e 03 com duração de 04 horas cada, e 02 horas não presenciais, destinadas à elaboração da proposta de intervenção na unidade escolar com a temática étnico-racial.

IX – REGÊNCIA: Profª Dr. Heitor Antonio Paladim Junior.

X - CONTEÚDOS:
1º encontro: Introdução a Questão Boliviana em São Paulo: Apresentações dos participantes e breves diálogos sobre os objetivos do curso.
2º encontro: Consciência das diferenças – Povos Indígenas e povos da América Latina: A nova constituição da Bolívia; Questões indígenas e sócio- territoriais brasileiras.
3º encontro: Estratégias de implementação das diretrizes curriculares para a Educação para as relações étnico-raciais: apresentação dos marcos legais, diretrizes e expectativas curriculares. O racismo na sociedade e no cotidiano escolar. Discussão sobre os conceitos de raça, racismo, preconceito e discriminação. Os impactos do racismo no ensino. Os imigrantes no município de São Paulo: Europeus, latino americanos, asiáticos. Os refugiados no Brasil e em São Paulo. Preparativos para o trabalho de campo. Preparativos para pensar uma intervenção na unidade escolar.
4º encontro: Trabalho de campo. Possibilidades: Praça da Kantuta (Associação dos feirantes)/CAMI - Centro de Apoio ao Migrante.
5º encontro: Apresentação e debate sobre os trabalhos apresentados. O cotidiano escolar e a sedimentação de estereótipos: justificando a seleção de textos. Elaboração coletiva de plano de aula/atividades referente à temática Étnico-racial e ao ensino das Culturas Africanas/ Afro-brasileiras e Latino Americana. Encerramento do curso.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


5 comentários:

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    1. Olá Tathiana Araújo . Realmente é frustrante... Me senti assim em relação a diversos cursos que gostaria de ter assistido, porém somente descobri no diário oficial quando publicam por omissão...
      Consegui alguns dados que podem ajudar na busca:
      DRE Pirituba – 3397-6800
      e-mail – smedrepiritubaadm@prefeitura.sp.gov.br
      Segundo http://dre-pj.com.br/educacaointegral/equipe/ os responsáveis por questões étnico-raciais são: Daniel Righi, Sandra Regina Silva Brugnoli Bouças e Sheila Ferreira Costa Coelho.

      OBS: Pode valer a pena pedir a intervenção da Coordenação de sua escola. Eles devem ter o telefone direto do DOT-P (não achei na internet)

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    1. Significa que a publicação tinha de ter acontecido bem antes... Houve omissão na publicação... Assim, o curso já teve sua inscrição encerrada. Quando é assim eu nem posto... Um abraço

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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