sexta-feira, 10 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – A mitologia dançada"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 10/04/2015 – PÁGINA 43
COMUNICADO Nº 32, DE 06 DE ABRIL DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Programas Especiais COMUNICA a realização do Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – A MITOLOGIA DANÇADA - A Dança dos orixás”.

I. JUSTIFICATIVA: As discussões sobre a estrutura curricular do ensino no Brasil apontam, desde a implementação da lei 10.639/03, para a inclusão de um olhar que reconheça e valorize a participação africana e afro-brasileira na construção da história, cultura e identidade nacional, em todos os níveis da educação básica e em diferentes áreas da ciência que, embora represente um avanço nas políticas educacionais brasileiras, constitui também um desafio para sua efetiva execução. Formar
profissionais para lidar com a temática é um dos passos para tornar a lei uma realidade. É o espírito de reconhecimento, revisão e inclusão da diversidade étnico-racial que justificam a formação.

II. OBJETIVOS:
- Promover a valorização e o reconhecimento da matriz africana como força civilizatória do Brasil bem como a compreensão da diversidade étnico-racial do país, fornecendo ferramentas que possam contribuir para a implementação da lei nº 10.639/03, produzindo reflexões e ações que combatam práticas discriminatórias;
- Apresentar os orixás e seus domínios referentes à natureza e cotidiano humano;
- Desmistificação do elemento “Orixá” dentro da cultura popular desconstruindo conceitos pré-estabelecidos e criando uma relação de proximidade através do conhecimento de seus mitos;
- Ensinar aos participantes a dar “forma física” aos mitos e intensidade aos elementos da natureza ali representados através das melodias.

III. METODOLOGIA:
- Apresentação geral dos orixás, sua dança e tradição;
- 20 min de aquecimento ao som de samba de roda e samba de caboclo;
- 40 min para o desenvolvimento de cada orixá tratado no encontro;
- Dentro dos 40 min contaremos um mito, faremos a relação deste orixá com seu domínio na natureza e ensinaremos a base dos passos de sua dança típica.

IV. CONTEÚDO: Apresentação geral dos orixás, suas danças e tradições. Samba de roda e samba de caboclo. Mito dos orixás e a relação com seus domínios na natureza. Passos de danças.

1º encontro - Exu e Ogum
2º encontro - Oxossi e Ossain
3ª encontro - Iansã e Oxum
4º encontro - Oxalá e a revisão de todos

V. CRONOGRAMA DO CURSO: Quatro encontros aos sábados: dias 18/04, 25/04, 09/05 e 16/05, das 10h às 13h.

VI. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca e outros (público em geral), jurisdicionados à DRE Penha.

VII. VAGAS:
15 (quinze) vagas (DRE Penha)
15 (quinze) vagas (Público em geral)

VIII. LOCAL: CEU Tiquatira - Endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n – Penha.

IX. HORÁRIO: Sábados das 10h00 às 13h00.

X. REGÊNCIA: Solange Gonçalves

XI. CARGA HORÁRIA: 12 (doze) horas, divididas em 04 (quatro) encontros de 03 (três) horas de duração cada.

XII. INSCRIÇÕES:
Pelo endereço eletrônico: http://etnicorracial.blogspot.com.br  até 13/04/2015 ou enquanto houver vagas.

XIII. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 100% (cem por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

XIV. OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

XV. RESPONSÁVEL: André Luís Pereira dos Santos R.F. 725.853.4/2, Sandra Maria Fagundes Magraner R.F. 660.319.0/2

XVI. ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha - Profº Marcos Mendonça. Divisão Técnica de Programas Especiais – Profª Eliana Barbosa Marchesini.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário