sexta-feira, 3 de abril de 2015

DRE -curso optativo “LITERATURA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – MÓDULO I”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 03/04/2015 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 518 DE 02 DE ABRIL DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOTs-P da Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “LITERATURA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – MÓDULO I”.

I. JUSTIFICATIVA: Não há neutralidade nos ambientes educativos que necessitam o tempo todo quebrar automatismos, superar clichês e desafiar a prontidão para a pesquisa promotora do conhecimento. A área de literatura, a saber, a biblioteca voltada para o leitor infantil e juvenil é potencial mediadora para a reflexão acerca das relações étnico-raciais. Sobretudo para a formação de gerações discentes e docentes em unidades que buscam excelência em suas ações educativas.

II. OBJETIVOS:
Ampliar o escopo de visão envolvendo a identidade africana em sua extensão brasileira perfilado na área de materiais literários infanto-juvenis. A proposta considera o debate “Bibliodiversidade” para as análises dessa produção.

III - METODOLOGIA: Modalidades a serem desenvolvidas: 01. Sensibilizar; 02. Informar; 03. Interagir; 04. Medir. O participante vivenciará dinâmicas de grupo assim como terá contemplado o aspecto informativo a rever um histórico de inadequações que circularam no passado. Na perspectiva construtiva de pensar ações no cotidiano dos ambientes educativos também será exposto a materiais inovadores.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para Coordenadores Pedagógicos, Diretores, Assistentes de Diretores,  Supervisores, ATEs e ATE-I. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo este critério, será disponibilizada para os demais por ordem de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE São Miguel
Dia da semana: Quinta-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Datas: 30/04; 07/05; 14/05; 21/05; 28/05; 11/06/15
Local: Auditório da DRE São Miguel - Avenida Nordestina, 747 - Vila Americana – São Paulo – SP.
DRE Santo Amaro
Dia da semana: Sábado
Horário: 09h00 às 16h30 (com intervalo entre 12h00 e 13h30)
Datas: 11/04; 09/05; 16/05/15
Local: Biblioteca do CEU Caminho do Mar - Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro – São Paulo – SP.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 31/03/2015, disponível no link: DRE São Miguel: http://bit.ly/drempbibliodiversidade DRE Santo Amaro: http://goo.gl/forms/7OZmfwLt2m

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 18 horas presenciais, divididas em 06 (seis) encontros com duração de 03 (três) horas cada e 02 horas para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 20 horas.

IX – REGÊNCIA: Profª Dra. Heloisa Pires Lima

X - CONTEÚDOS:
Encontro 1 - Modelos de humanidade associados a origens continentais: personagens do mundo literário
Encontro 2 - “Branquitude”: aprendendo a ler ilustrações Encontro 3 - Racismo institucional e a biblioteca
Encontro 4 - O “politicamente correto” como narrativa ou livros do passado e sua circulação no presente
Encontro 5 - Fadas, príncipes, princesas e o cabelo da protagonista.
Encontro 6 - Bibliodiversidade e a importância da presença negra na produção editorial brasileira: o caso dos infantojuvenis.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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